porque não ensinar gramática na escola

Páginas: 7 (1691 palavras) Publicado: 18 de janeiro de 2014
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA
PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO- PROPLAM
PRÓ – REITORIA DE GRADUAÇÃO- PROGRAD
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - PROCAMPO
Disciplina: Linguística II
Professora: Tatiane de Araújo Figueiredo
Aluno: Antonio Carlos Maia
VI semestre- integral

1. O título deste capítulo pode ser obviamente lido de duas maneiras: (109)
1.1.“Por que ensinar”, ou “por que não ensinar gramática na escola? (109)
1.2. Poderia ser favorável a tal ensino, se adotassem determinados pontos de vista e em determinada s circunstâncias – uma definição das séries escolares em que isso se faria por exemplo. (109)
2. As pessoas deveriam ter o direito de poder saber tudo o que é possível saber, sem distinção sobre a relevância ou satisfaçãodos objetos do saber. (109)
3. A função da escola é permitir aos seus alunos o domínio da língua padrão,em especial em sua modalidade escrita. (110)
4. Já que a língua padrão é o dialeto do grupo de elite de um país, ensiná-la à população socialmente marginalizada como única modalidade escolar aceitável poderia significar uma espécie de violência cultural, ideológica, de forma de desvalorização edestruição da cultura e da identidade popular. (110)
5. Os dialetos de uma determinada língua e as línguas faladas por povos de menor prestígio não são inerentemente inferiores e, por tanto, não são nem pobres, do ponto de vista da sua organização estrutural, nem indicadores de pobreza mental dos seus falantes. (110)
6. A função política da escola deveria ser de permitir que todos os usuários dalíngua venham ter as mesmas condições, pelo menos as lingüísticas, de disputa dos espaços cultural econômico e profissional na sociedade. (111)
7. A primeira justificativa para que se tire a gramática da escola, é que, no ligar de aulas de língua, tem havido aulas de gramática, estratégia através da qual a escola não consegue fazer com que o aluno domine a língua padrão. (111)
8. SírioPossenti é contra a gramática na escola porque até hoje a escola não fez para que todos os seus alunos, todo, e não somente aqueles que chegam a ela já dominando razoavelmente o português padrão, sejam capazes de ao final de alguns anos ler e escrever na língua padrão. (111)
9. Não se prende por exercícios mais através de práticas significativas. (111)
10. Esse princípio vale especialmente no caso dalíngua, ainda que seja válido também para matemática, física, história etc. (111)
11. As crianças aprendem a falar adequadamente porque, em sua experiência, a linguagem é efetivamente empregada com elas, em torno delas, de maneira significativa, sobre questões significativas. (112)
12. É preciso distinguir o que é saber gramática, no sentido de saber fazer análise lingüística, e o que é sabera língua – saber falar, escrever, ser, enfim, um usuário da eficaz da língua. (113)
13. Aprender uma língua e aprender a analisar uma língua são duas tarefas completamente diferentes; (113)
13.1 . São atividades excludentes, pode se saber uma língua sem saber analisá-la, tanto quanto se pode saber analisar uma língua sem saber falá-la. (113)
14. Qualquer membro de qualquer povo, desde que osseres humanos falam, aprende a falar a língua que se fala ao seu redor, ao passo que raríssimas pessoas nos últimos séculos aprenderam a falar análise de alguns aspectos de algumas línguas. (113)
15. A escola assume que para aprender uma língua é necessário saber analisá-la. (114)
16. A primeira razão para não se ensinar gramática na escola é a falta de gente gabaritada para ensinar gramática;(114)
16.1. Os estudos de gramática no país, apesar de longos, são tão ruins que prsticamente ninguém aprende eficaz a “matéria”. (114-115)
17. A segunda razão pela qual Possenti é contra ao estudo da gramática na escola é que se ensina gramática no lugar de atividades relevantes; (115)
18. O efeito dessa prática é que não se lê e não se escreve na aula de português. (115)
18.1. A única...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • porque Não ensinar gramatica na escola
  • Porque (não) ensinar Gramática na Escola.
  • Porque nao ensinar gramatica na escola
  • fichamento porque não ensinar gramatica na escola
  • Analise Porque (não) ensinar gramatica na escola
  • Resenha do livro Porque não ensinar gramática na escola
  • Resenha do livro: porquê ( não ) ensinar gramática na escola
  • Resenha do livro Porque não ensinar gramática nas escolas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!