PORQUE ESTUDAR LÍNGUA PORTUGUESA???

624 palavras 3 páginas
Recentemente, ouvi relatos num minicurso que me causaram profunda inquietação. Tratava-se de falas de educandos de realidades diferentes, mas que questionavam o mesmo assunto: estudar ou não estudar português? O primeiro, oriundo obviamente de escola pública, disse: “pra que estudar português se vou continuar roubando carros?”, o segundo, de uma escola abastarda manifestou-se: “pra que estudar português se vou herdar tudo do meu pai?”.

Realidades diferentes, mas que se debruçam na mesma problemática: estudar português não tem valor prático. Esse é o conceito da maioria de nossos educandos, sejam eles da classe alta, média ou baixa. Vivemos numa sociedade altamente imediatista, na qual a maioria das pessoas, sobretudo os jovens, acredita que tudo deve trazer um benefício ou lucro imediato, pensamento este resultante da lógica capitalista. Não há sentido estudar português se isso não me fará mais rico ou não me ajudará em minha vida prática. E na verdade... eles estão certos!

Não me refiro ao fato de estudar ou não português para roubar carros ou ser herdeiro de pai rico. Não! Refiro-me ao fato de ter de me debruçar sobre uma atividade que não tem valor prático e, portanto, não faz sentido. Só há, porém, a necessidade de corrigir a problemática: estudar ou não GRAMÁTICA? Agora sim, a pergunta faz sentido.

Mas talvez se pergunte: estudar Português e estudar Gramática não é a mesma coisa? Na verdade não! Português e Gramática são coisas diferentes e é neste equivoco que se encerra a grande resistência de nossos educandos com a matéria língua portuguesa.

Língua e Gramática não são a mesma coisa, a gramática faz parte da língua, mas não é imprescindível para o bom uso dela. Assim estudar análise morfológica (classes e formação de palavras) ou sintática (sujeito, predicado, adjunto adverbial, etc.) não fará com que meu educando produza bons textos ou saiba adequar sua linguagem aos diversos contextos sociocomunicativos, pelo contrário, só causa tédio e, por

Relacionados