Porque devemos tratar a água das piscinas

Páginas: 8 (1945 palavras) Publicado: 21 de março de 2014
PORQUE DEVEMOS TRATAR A ÁGUA DAS PISCINAS
Para manter a beleza e a cristalinidade; Para evitar a proliferação de algas; Para destruir bactérias e outros micro-organismos causadores de doenças; Para eliminar odores desagradáveis; Para diminuir e remover materiais orgânicos e inorgânicos que contaminam a água, como por exemplo poeira, folhas, insetos, bronzeador, urina, suor e etc...).TRATAMENTO QUÍMICO E FÍSICO
Para uma água de piscina saudável, os dois principais processos que devem ser seguidos a risca para um resultado satisfatório são os tratamentos químico e físico. Entenda um pouco melhor cada um deles:
TRATAMENTO QUÍMICO
Tratamento químico é aquele onde utilizamos produtos químicos para limpeza e desinfecção da água da piscina. Os produtos químicos para utilização em piscinasbasicamente resultam na sanitização e desinfecção através do cloro orgânico, algicidas e clarificantes também são utilizados para respectivamente combater algas e manter a água da piscina cristalina. O controle de PH também é um fator muito importante para obtermos o equilíbrio da água.

TRATAMENTO FÍSICO
Tão importante quanto o químico, o tratamento físico completa o ciclo de limpeza saudávelde sua piscina. Ele se dá pela utilização do sistema de filtragem da piscina, esterilizador pool-clean UVC, aspiração de sujeiras depositadas no fundo, escovação das paredes e limpeza das bordas da piscina. O tempo correto de filtragem de uma piscina contribui consideravelmente para qualidade e aspecto da água, sendo que também é fator determinante na mistura homogênea dos produtos químicos naágua.
IMPORTANTE:
Quanto mais prolongado for o período de filtragem, melhor a qualidade da água e menor o consumo de produto químico.
TRATAMENTO QUÍMICO
Elaboramos uma tabela básica adequada a piscinas residências. Para piscinas públicas, academias e associações, devemos reaver esta tabela se necessário, e adequar a mesma a vários fatores como intensidade de uso, tipo de revestimento, se aquecidaou não entre outros fatores.
TABELA DE TRATAMENTO (DOSAGENS DE PRODUTOS)
Valores para tratamento de manutenção, para tratamento de choque consulte.
ATENÇÃO: Piscina que estão equipadas com pool-clean o uso do cloro é reduzido, aplicando-se de forma tradicional se houver longos períodos de chuvas e/ou excesso de banhistas.
COMO CALCULAR A LITRAGEM OU VOLUME DE ÁGUA NA SUA PISCINA
PRODUTOQUANTIDADE FREQÜÊNCIA DICLORO ORGÂNICO 5 Gr. Para cada 1.000 lts de água Dia Sim / Dia Não CLARIFICANTE 5 a 6 Ml. Para cada 1.000 lts de água 1 vez por semana ALGICIDA 5 a 6 Ml. Para cada 1.000 lts de água 1 vez por semana ELEVADOR DE PH 5 a 6 Gr. Para cada 1.000 lts de água Quando ph estiver abaixo de 7.2 no teste REDUTOR DE PH 8 a 12 Ml. Para cada 1.000 lts de água Quando ph estiver acima de 7.6 noteste OXIDANTE 18 Gr. Para cada 1.000 lts de água 1 vez por semana
FUNÇÕES DE CADA PRODUTO QUÍMICO
Cloro Orgânico: Desinfetante e Sanitizante.
Clarificante: Função decantadora e de clarear a água da piscina, deixando ela com aspecto límpido e transparente.
Algicida: Utilizado para combater as algas na piscina (água esverdeada)
Elevador de PH ou PH+: Eleva o ph da água
Redutor de PH ou PH-:Reduz o ph da água
Oxidante: Elimina matéria orgânica e restaura o brilho da água.
COMO MEDIR, CONTROLAR E AJUSTAR O PH
O PH é a medida de acidez ou basicidade da água. O PH das águas de piscinas deve estar situado entre 7,2 (PH do globo ocular) e 7,6. Em PH menor que 7 a água se torna irritante aos olhos e mucosas e provoca o aumento da corrosão, em função da maior presença de gás carbônico. EmPH acima de 8,3 se inicia o processo de transformação de bicarbonatos de cálcio em carbonatos de cálcio, que confere turbidez a água e provoca processos de incrustações. O PH interfere no processo de desinfecção dos derivados clorados.
PH igual a 7,0 (neutro)
PH superior a 7,0 (básico)
PH inferior a 7,0 (ácido)
PH ideal para piscinas entre 7,2 a 7,6 conforme mostra tabela abaixo.
Para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Porque devemos estudar a mídia?
  • Porque devemos estudar quimica?
  • o porque da agua
  • O quanto devemos beber água
  • Realmente devemos economizar água?
  • tratamento de água de piscina
  • Tratamento de agua de piscinas
  • Qualidade das aguas em piscinas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!