PORQUE AS ORGANIZAÇÕES DEVEM IMPLANTAR UM PROJETO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ALIADA A GESTÃO DO CONHECIMENTO? De que forma a área de cargos, salários e benefícios pode contribuir

979 palavras 4 páginas
PORQUE AS ORGANIZAÇÕES DEVEM IMPLANTAR UM PROJETO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ALIADA A GESTÃO DO CONHECIMENTO?
De que forma a área de cargos, salários e benefícios pode contribuir?

Apresentação:

A importância da educação corporativa, através da Gestão do Conhecimento as organizações estão inseridas em um ambiente globalizado de extrema competitividade e com necessidade contínua de aprendizado e excelência, onde o desenvolvimento organizacional torna-se um diferencial competitivo sólido, capaz de transformar a atitude e o resultado das empresas.

O Conhecimento não é coleção é conexão. Para as mudanças que vêm ocorrendo na gestão de pessoas nas organizações que transformam o conhecimento em vantagens competitivas. Nas organizações, a busca da melhoria constante tem exigido modificações em práticas e processos organizacionais.

Quando a gestão do conhecimento é bem realizada numa empresa, há mais eficiência na tomada de decisões, mais agilidade na resolução de tarefas no dia a dia, além da melhora na comunicação interna.

Segundo o SEBRAE, as MPEs (micro pequenas empresas) constituem mais de 98% do mercado brasileiro, e geralmente, não encontram soluções de softwares de gestão de aprendizagem próprias para seu tamanho - tanto pela imensa quantidade e complexidade de recursos e ferramentas existentes nesses softwares, que podem acabar não sendo usados, quanto pelo alto custo - e acabam evitando essa modalidade formal de treinamento. Os funcionários são mais próximos e a comunicação é bastante facilitada, porém, o conhecimento gerado durante o trabalho poucas vezes é documentado.

E mais do que apenas realizar treinamentos, cabe aos colaboradores compartilhar o que aprendem com os colegas dentro e fora do ambiente de trabalho, pois ensinar é o melhor jeito de aprender. (Por Pamella Botelho é cientista da computação e analista de projetos da SOU Educação Corporativa @administradores/notícias/carreira).

A educação é um processo

Relacionados