pork estudar H.p.E

Páginas: 5 (1039 palavras) Publicado: 6 de maio de 2014
I

TEMA:
Importância do Estudo da Historia Das Ideias Economicas Para o Curso De Gestão Empresarial







Discente: Conceição Fulane Docente: Dr. Manuel Lobo

Classificação................................




26/ de Março/20
Objectivos
Objectivo Geral
Conhecer a importancia da disciplina, historia dasideias do pensamento economico para o curso de Gestão Empresarial.

Objectivo Expecifico
Definição da historia do pensamento economico.
Relaçoes existentes entre a economia antiga e a de hoje.






















Introdução
Sabemos todos que manter a empresa em funcionamento operacional é uma tarefa trabalhosa para os seus gestores que contam hoje com inúmerasferramentas. O presente trabalho procura demonstrar a essenciabilidade das organizações empresariais para a sociedade e também como objetivo principal demonstrar as vantagens da história economica para a manutenção do conhecimento das empresas . Apontei tambem a busca pelo conhecimento economico as organização. Demostrei a importância da história do pensamento economico como ferramenta de gestão e do deconhecimento.


















História económica
É o estudo dos aspectos económicos das sociedades no passado, a história do uso económico dos recursos da terra, do trabalho e do capital, ou a analise do desempenho das economias no passado
(p. Chacko jose, k. Rajan e C.Krishnan)

Gestão
È o processo levado a cabo por um ou mais indivíduos, de coordenação de outraspessoas, com vista a alcançar resultados que não seriam possíveis pela acção isolada de uma pessoa.

Económia
È a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí “regras da casa (lar).”

Inportância do estudo da história do pensamento econômico na cadeira de gestão
A historiaeconomica é importante porque ajuda-nos a perceber o processo da evolução económica desde a antiguidade até a actualidade.
A visão sobre o comércio e sobre a sua perspectiva ética, ao longo da história tem sido quase que sempre vista com muita negatividade, se considerada em sua totalidade. A visão negativa em relação ao comércio e a atividade empresarial, somente começaram a sofrer maiores alteraçõesconceituais quando o capitalismo passou a consolidar-se de maneira definitiva a partir do século XVI, com a Revolução Comercial. A mudança na perspectiva religiosa, empreendida pela Reforma Religiosa Protestante em plena Idade Moderna, fez com o trabalho e os lucros obtidos no comércio que pasassem a ser encarados de maneira positiva e valorizados como um dos sinais da benção. João Calvino,reformador francês, e os puritanos ingleses, passaram a pregar abertamente e afirmativamente as virtudes e as vantagens da poupança e do espírito de iniciativa Economica.
As organizações empresariais são portanto consideradas essenciais para a existência da sociedade e para o desenvolvimento humano. Não poderíamos imaginar uma sociedade complexa como nos é apresentada à sociedade ocidental ou mesmoconsiderar a existência de uma cultura ocidental sem a existência das organizações empresariais.
O século XX e início do século XXI assistiram ao crescimento do papel das empresas na sociedade. Devido à abrangência da atividade empresarial na atualidade, em destaque especial a sua importância, alguns estudiosos acabaram por caracterizar o nosso tempo como uma "ÉPOCA MANAGERIAL” conformeprocuramos destacar com a afirmação de Elma Zoboli:
Existem muitos acadêmicos que sendo mais entusiastas chegam a acreditar que a globalização define o inicio de uma nova era da história humana, um novo período histórico. Dentro destes novos tempos que se arvoraram, podemos apontar a existência da iniciativa privada ou seja das organizações empresariais como sendo a mola mestra da Sociedade e da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudar
  • estudar
  • Estudar
  • Estudar
  • Estudar
  • Para estudar
  • COMO ESTUDAR
  • Estudar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!