Porjeto de camara frigorifica

4595 palavras 19 páginas
PROJETO E CONSTRUÇÃO DE CÂMARAS FRIGORÍFICAS
José Augusto Castro Chagas YORK Refrigeration Contracting Division Joinville – SC Tel.: (0xx47) 481-1132 E-mail: castro@sabroesc.com.br

INTRODUÇÃO
Uma câmara frigorífica é qualquer espaço de armazenagem, que tenha as suas condições internas controladas por um sistema de refrigeração. Existem basicamente dois tipos de câmaras: § § Câmaras de Resfriados, cuja finalidade é proteger os produtos em temperaturas próximas de 0 ºC Câmaras de Congelados, cuja finalidade é prolongar o período de estocagem dos produtos, à baixas temperaturas, em geral abaixo de -18 ºC.

Os critérios envolvidos no projeto de uma câmara frigorífica são praticamente iguais a qualquer armazém: § § § capacidade de armazenamento, instalações para receber e despachar os produtos, espaço interior bem dimensionado para a operação.

Porém, as câmaras frigoríficas tem como diferença, a necessidade de se manter em seu interior temperaturas abaixo da temperatura externa. Como conseqüência, existem certos limites tanto na escolha dos métodos de construção e dos equipamentos, quanto no modo que a câmara operará. A busca pela redução dos custos de energia elétrica em câmaras frigoríficas, envolve necessariamente vários aspectos. Através do balanço entre a escolha dos materiais construtivos mais adequados, da elaboração de um projeto correto, do cuidado na montagem, e principalmente da supervisão da operação, é que se pode alcançar este objetivo. Para a construção de uma câmara frigorífica, o primeiro aspecto a ser considerado é o planejamento operacional desejado para a instalação, e em seguida, a definição das soluções técnicas baseadas nas condições locais e fatores econômicos.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL
As câmaras frigoríficas de estocagem de produtos, podem ser operadas por empresas privadas, para estocagem de seus próprios produtos, ou por outras que ofereçam os espaços de armazenagem como um serviço. Independente do operador, os aspectos

Relacionados

  • Processo decisorio
    18244 palavras | 73 páginas