PORIFEROS

Páginas: 5 (1197 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2015
 PORÍFEROS

(Esponjas)
O filo Porífero abriga animais aquáticos, geralmente marinhos, sem tecidos ou órgãos definidos e sésseis, e se encontram fixados ao substrato. Podem variar quanto à forma, cor e tamanho. 
Anatomia/ Fisiologia:
O corpo de um porífero possui células que apresentam certa divisão de trabalho.Algumas dessas células são organizadas de tal maneira que formam pequenos orifícios, denominados poros, em todo o corpo do animal. É por isso que esses seres recebem o nome de poríferos.
Reprodução:
Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas. 
Sexuada - Neste caso, quando os espermatozoides, estãomaduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo.
Habitat:
Pertencem ao hábitat aquático, predominantemente marinho. São bentônicos, ou seja, mantêm-se presos a substratos imersos, como pedras, conchas, rochas, etc.







Cnidários(Medusa)
Os cnidários ou celenterados são animais exclusivamente aquáticos, em sua grande maioria, marinhos. Existem dois tipos morfológicos de indivíduos: os pólipos e as medusas. Os pólipos são sésseis, ou seja, vivem fixos a um substrato e as medusas são organismos livres e nadantes. São diblásticos, protostomios  e com simetria radial. Podem formar colônias como é o caso dascaravelas e dos corais.
Anatomia/ Fisiologia:
Possuem três camadas que constituem o corpo: epiderme (camada mais externa, com células sensoriais e cnidócitos), mesogléia(camada gelatinosa que possui células nervosas formando um sistema nervoso difuso) e gastroderme (revestimento da cavidade gastrovascular).
Reprodução:
Assexuada (brotamento e estrobilação) e sexuada, podendo haver alternância degerações
Sexuada: há presença de gônadas. Existem espécies monóicas e dióicas. Pode haver alternância de gerações envolvendo pólipos e medusas.






Platelmintos

(Planaria)
Os platelmintos são vermes de corpo achatado dorso-ventralmente, com simetria bilateral. Podem ser parasitas ou de vida livre,estes podendo ocorrer nos mares, água doce ou em ambientes terrestres úmidos. Como parasitas de seres humanos podemos citar a tênia e o Schistosoma mansoni, causador da esquissotomose.
Anatomia/ Fisiologia:
Os platelmintos possuem um epitélio simples, sendo a epiderme formada por uma camada simples de células. As espécies parasitas apresentam uma cutícula de proteção e, em alguns casos, ventosaspara fixação. Alguns apresentam cílios na região ventral, para fins de locomoção. Podem possuir células mucosas, que produzem lubrificação para facilitar a locomoção.
Reprodução:
- Classe Turbellaria: São hermafroditas e fazem fecundação cruzada, a autofecundação é rara.
- Classe Trematoda: São endo ou ectoparasitas. Possuem ventosas para fixação, uma na região oral, outra ventral. 
Habitat:Terrestre, Aquatico, ectoparasitas, endoparasitas.




Nematelmintos

(Lombriga)
Os nematódeos, ou nematelmintos, são vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades, semelhantes a um fio. São parasitas de seres humanos, animais e plantas, tendo grande importância em saúde.
Anatomia/ Fisiologia:
O corpo desses vermes é coberto por uma cutículaprotetora muito resistente, produzida pela epiderme, composta principalmente de colágeno. Essa cutícula protege contra as enzimas produzidas pelo sistema digestório do organismo hospedeiro. A epiderme é composta por uma camada de células simples.
Reprodução:
São animais dioicos, em sua grande maioria, possuem sexos separados. Apresentam dimorfismo sexual. Ou seja, a fêmea é diferente do macho....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poriferos
  • Poríferos
  • Poriferos
  • Poríferos
  • Poriferos
  • Poríferos
  • Poríferos
  • Poriferos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!