Porfolioergonomia

1128 palavras 5 páginas
Centro Universitário Claretiano

Disciplina – Ergonomia e Ginástica Laboral

Professora – Marília de Carvalho Almeida

Aluna – Priscila R. Kurtinaitis Bernardino
R.A – 1158594

Questões para portfólio

São Paulo, 05 de Março de 2015.
1- De acordo com a International Ergonomics Association (IEA), existem três domínios da Ergonomia. Cite quais são eles e defina-os.
Ergonomia Física: domínio que contempla as características da anatomia humana, Antropometria, Fisiologia e Biomecânica e sua relação com os aspectos físicos da atividade. Enquadram-se nessa categoria o estudo das posturas no trabalho, o manuseio de materiais, os movimentos repetitivos, os distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, o projeto de postos de trabalho e os aspectos relacionados à segurança e à saúde do trabalhador.
Ergonomia Cognitiva: domínio que inclui a abordagem dos processos mentais, como a percepção, memória, raciocínio, resposta motora e seus efeitos nas interações entre as pessoas e outros elementos de um sistema. O foco dessa abordagem está no estudo da carga mental ocupacional e nos efeitos do treinamento.
Ergonomia Organizacional: domínio que aborda a otimização dos sistemas sócio técnicos, abrangendo as estruturas organizacionais, regras e processos. Entre os focos de atenção dessa abordagem estão incluídos o projeto de trabalho, a programação do trabalho em grupo, a organização temporal do trabalho, o projeto participativo, o trabalho cooperativo, a cultura organizacional, as organizações em rede e a gestão da qualidade.

2- No século 20, a Ergonomia passou a se desenvolver inserida no perfil socioeconômico, tendo em vista que as indústrias americanas e europeias necessitavam aumentar sua produção em um contexto de escassez de mão de obra qualificada e de matéria-prima. Para atender a essa demanda, os ergonomistas direcionaram seus olhares a quais questões? Descreva-as detalhadamente.
Insalubridade;
Condições de trabalho;
Dimensionamento dos homens e

Relacionados