porcentagemNOH

665 palavras 3 páginas
1. INTRODUÇÃO
O Hidróxido de sódio é um sólido branco, muito higroscópico inorgânico, comercializado na forma escamas, pó, lentilhas, pérolas e micro pérolas.
O NaOH é uma típica base de Arrhenius, pois quando dissociada em água libera íons hidroxila (OH), é uma base forte, co alto poder corrosivo e podendo causar fortes queimaduras quando em contato com a pelo.
Hidróxido de sódio tem uma grande variedade de aplicações baseadas principalmente em sua ação com álcali forte, reagindo portanto com muitas substâncias.
Os principais usos do hidróxido de sódio são na fabricação de papel, celulose, alumina, sabões e glicerol por meio de saponificação das gorduras e detergentes. O NaOH também é usado no refino do petróleo e seus derivados, na metalurgia, na obtenção de compostos de sódio e produção de biodiesel. Também desempenha um papel fundamental na química orgânica, pois participa de diversas sínteses importantes, como na fabricação de polímeros e na produção de fármacos.
O hidróxido de sódio não é uma substância primária, pois não apresenta as propriedades destas substâncias que são pouco higroscópico e não reagem com o dióxido de carbono atmosférico. Devido a estes fatos é inútil uma pesagem precisa de NaOH sólido, pois não se conhece sua composição exata, e nem a quantidade de água que esta amostra contém.
Assim como o Ácido clorídrico preparam-se soluções com concentrações aproximadas que depois se titulam para determinar a concentração rigorosa.
No experimento realizado, foi preparado uma solução NaOH 0,8N e padronizado com biftalato de potássio para descobrir se a concentração obtida foi a que realmente se esperava.

OBJETVOS
Preparar e padronizar uma solução Básica de NaOH 0,8N.

2. MATERIAIS
Pipeta
Becker
Bureta
Balança
Suporte Universal
Balão Volumétrico
Pisseta
Bureta
Erlenmeyer

3. PROCEDIMENTO
Preparo da solução NaOH 0,8N
Primeiramente foi calculado a massa de NaOH necessária para preparar 200mL de solução, a partir da fórmula:

Relacionados