por uma outra globalização milton santos

Páginas: 8 (1766 palavras) Publicado: 29 de julho de 2014
Por uma outra globalização

Segundo o autor Milton Santos, vivemos em um mundo cheio de conflitos provenientes da atual fase da expansão capitalista no globo, varias são as discussões sobre esse processo em que vivenciamos na atualidade. O autor traz nesta obra (Por uma outra globalização) uma importante visão diferenciada de globalização, a globalização como perversidade, comoabandono social.
Nesse livro a globalização, que por Milton Santos, foi dividida em três mundos e é apresentada como fábula, como perversidade e como possibilidade. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê-lo: a globalização como fábula, o segundo seria o mundo tal como ele é, e o terceiro, um mundo como ele pode ser. Vou desenvolver um resumo das ideias em torno destes pensamentosapontadas pelo grande geografo brasileiro Milton Santos.
Iniciemos esse resumo expondo as ideias do autor na visão da globalização como Fábula que é o mundo tal como nos fazem crer. A globalização como fábula é imposta principalmente pelos meios de comunicação (Radio, TV, Jornais, Internet etc.) a todos que procura enfatizar o planeta em que vivemos como um amplo espaço e que podemossim explorá-lo com o consumo. Como a padronização cultural, onde as pessoas são atraídas pelas mesmas coisas, mesmos hábitos, mesmos costumes e que ainda disfrutam de uma mesma rede que nós conhecemos como internet que fez com que nós ficamos presos numa gigante aldeia global, sem ter pra onde ir. Mas ao mesmo tempo nos dá uma importante noção de que o mundo está dentro da nossa casa, o capitalismonos devorando e nós nem percebemos graças à globalização como fábula, que é aquilo que nos fazem crer, através dos meios de comunicação como já foi dito. Além do mais um grande ponto a ser notado nos dias atuais, são as “Redes Sociais” que são mais comuns entre os jovens, onde qualquer noticia se torna real sem mesmo saber das fontes, vemos esse mundo se espalhando por todo meio tecnológico,globalização, que entra no mercado. Percebemos que vivemos em um único mundo, um mundo voltado a atender as necessidades das grandes empresas, vivenciamos uma nova tendência mundial de mercado.
O segundo ponto de vista de Milton Santos seria o mundo como ele realmente é, a globalização como perversidade.
A globalização como uma fabrica de perversidades tais como: fome, desabrigo,AIDS, mortalidade infantil, analfabetismo, não somente no brasil mais nos quatro cantos do mundo acontece essa perversidade. Enfim gravíssimos problemas sociais, quase sem solução na globalização em que vivemos, infelizmente para a maior parte da humanidade, o desemprego crescente consequentemente a pobreza aumenta e a classe media perdem em qualidade de vida, novas enfermidades se instalam e asvelhas doenças retornam com força total. A perversidade está na raiz desta evolução negativa da humanidade e estes processos estão diretamente ligados com a globalização.
E por fim seguindo a linha de raciocino de Milton Santos chegamos ao seu terceiro mundo que é O mundo como pode ser, uma outra globalização.
Podemos pensar na construção de um outro mundo, umaglobalização que volte seus olhares a esses problemas citados, uma globalização que se engaje sistematicamente a todas as pessoas, ou seja, um processo globalizado mais humano. Que em vez de apoiar sempre o grande capital internacional que possam servir a outros interesses sociais e políticos e não apenas econômicos.
Milton Santos relata alguns são os fatores que poderiam colaborar pra isso: amiscigenação de povos, culturas, valores, gostos, credos em todos os quatro cantos do globo possibilitaria uma outra globalização, para sermos mais humanos uns com os outro devemos urgentemente reaprender a ver o mundo.
Voltamos o olhar para a globalização. A globalização é o centro do mundo capitalista de um processo que conhecemos como internacionalização do mundo globalizado e segundo Milton...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SANTOS Milton Por uma outra globalizacao
  • Por uma outra globalização milton santos
  • Por uma outra globalização (milton santos)
  • Por uma outra globalização
  • Milton Santos Por Uma Outra Globalização
  • Fichamento de santos, milton por uma outra globalização
  • Fichamento de "Por uma outra globalização" Milton Santos
  • Fichamento Milton Santos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!