Por uma nova sistemática de avaliação

Páginas: 18 (4409 palavras) Publicado: 9 de maio de 2011
UNIVERSIDADE

Adriana

Por uma nova sistemática de avaliação

Artigo científico a ser apresentado à Universidade Nove de Julho – UNINOVE como exigência parcial para obtenção do certificado de conclusão do curso de Pedagogia, sob orientação da professora Alessandra Lucchesi de Oliveira.

Abril / 2009

Por uma nova sistemática de avaliação

ORIENTANDO(A): Adriana
ORIENTADOR (A):Alessandra

RESUMO

Assim como a escola tem se modificado através dos tempos, é necessário e urgente que se reformule o conceito de avaliação, ou seja, pensando no atual papel da educação na vida do indivíduo, atingido pelos efeitos inevitáveis de uma crescente globalização em todos os setores, é preciso repensar a escala de valores e o modo de atribui-los, não bastando apenas medir —avaliar quantitativamente —, mas é preciso avaliar qualitativamente, buscando perceber como e em que medida o indivíduo obteve avanços ou retrocedeu no processo de ensino/aprendizagem. Caso contrário, corre-se o risco de realizar apenas a avaliação meramente classificatória/eliminatória, o que impossibilitaria o diagnóstico dos erros e acertos durante o processo a fim de redirecionar a práticapedagógica em busca do sucesso escolar, aprimorando os aspectos positivos identificados e eliminando o que de negativo houver na condução do processo de ensino/aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: avaliação diagnóstica - avaliação tradicional - prática pedagógica


QUANTIDADE / QUALIDADE: DUAS FACES DA MOEDA-AVALIAÇÃO

Antes de qualquer coisa, convém fazer a leitura da seguinte reflexão a respeito dapresença constante da avaliação na vida do ser humano:

A avaliação é uma constante em nossa vida. Nas interações cotidianas, em casa, em nossa trajetória profissional, ou em nossas atividades de lazer, a avaliação sempre se faz presente e inclui um julgamento de valor sobre nós mesmos, sobre o que estamos fazendo e também sobre o resultado de nossos trabalhos. CAPPELLETTI (2004, p. 9)Desnecessário se torna acrescentar comentários à citação anterior para qualquer indivíduo ciente de que os seres humanos pautam-se em suas próprias experiências para aprimorar aspectos positivos e reduzir/eliminar os negativos.
Se na vida, de um modo geral, a avaliação de si mesmo e do que o rodeia garante ao indivíduo viver com mais qualidade, não seria diferente na área da educação formal, aquelarecebida na escola. Neste contexto, torna-se a avaliação um indicador de por onde e como prosseguir na maravilhosa mas árdua tarefa de construir o conhecimento.
Importante, ainda, ressaltar que, segundo CAPPELLETTI (2004, p. 9), a avaliação feita na escola difere da que ocorre no dia-a-dia, já que esta tem caráter informal, particular, não sistematizado, envolve impressão e sentimento.
É por essemotivo, dada a importância da avaliação no contexto escolar, que este artigo se propõe a fazer uma breve reflexão sobre tal tema, apresentando o tema do ponto de vista tradicional e também da perspectiva moderna. O que se pretende é analisar quais as características de um método avaliativo que se mostre mais coerente e adequado à realidade atual da sala de aula, ou seja, pretende-se abandonaraspectos negativos da avaliação tradicional a fim de melhorar a realidade educacional através de um exercício consciente e reflexivo de verificação da aprendizagem.
O desenvolvimento de uma prática avaliativa comprometida com o pleno desenvolvimento do educando e com as possibilidades de transformação da realidade é fator de primordial importância para a resolução de vários problemas educacionais daatualidade, o que resultaria em uma considerável melhoria no que respeita ao estado atual da educação brasileira. Mas, antes de qualquer coisa, é preciso que se estabeleçam os motivos e objetivos de qualquer procedimento que seja realizado ou proporcionado com o intuito de avaliar.
Posicionando-se criticamente frente ao exercício da avaliação da aprendizagem e, considerando seus fundamentos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação a distancia de Sistemática de Importação
  • AVALIAÇAO TEOLOGIA SISTEMATICA
  • Sistemática para avaliação de fornecedor
  • Avaliação Novas Tecnologias
  • NOVA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO
  • Avaliação em educação: novas perspetivas
  • Resolucao 2015 1aSERIE AVALIACAO SISTEMATICA 1
  • Implantação de nova sistemática para a elaboração de uma lista de documentos estratégica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!