Por uma ciência natural.

Páginas: 7 (1575 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Por uma ciência natural.
A Análise Experimental do Comportamento.

Neste livro estaremos propondo uma postura científica para a tarefa do estudo do comportamento.
Estudaremos experimentalmente análise do comportamento.
No paradigma de análise experimental do comportamento somos seres diferentes, mas agimos com base nos mesmos princípios que reagem o comportamento humano.
A análise docomportamento procura pesquisar estes princípios básicos que governam os seres humanos.
Sendo o comportamento e os ambientes eventos naturais e independentes, a relação entre eles pode ser interpretada como relação funcional entre variáveis.
O comportamento é para o analista do comportamento produto de eventos do ambiente (e sua história passada) identificáveis e possíveis de controle.
Esse estudo docomportamento privilegia a aprendizagem e os vários processos pelos quais o comportamento pode ser modificado.Tecnologias baseadas em leis podem ser desenvolvidas para produzir ou para evitar ou para modificar esses processos. Esses conjuntos de ações dos analistas são denominados controle de comportamento.
Este controle significa para o analista não mais que procurar identificar as variáveis eas condições que afetam nosso comportamento, para melhorar as condições de vida em todos os sentidos.
Esta análise de comportamento pode ser usada nas profissões para melhoria das condições de vida de todos nós. Permitindo por exemplo à enfermeira decidir como agir em relação ao paciente. Esses princípios além de compreender e modificar os comportamentos das pessoas pode modificar seussentimentos e emoções; o exercício de certos controles pode ser ensinado também. Esta filosofia tem sido chamada de Selecionismo, mas o nome tradicional e Behaviorismo Radical.
O Behaviorismo Radical é uma postura filosófica diante do mundo; diante da ciência e do conhecimento.
O radical quer dizer na raiz “profundo”, o encoberto, que pode estar em sonhos, tradição, sentimentos, pensamentos; sóacessíveis ao próprio sujeito.
As bases do Behaviorismo Radical encontram – se na obra do psicólogo americano B.F. Skinner (1904-1990). O artigo The Operatinal analyusis of Psychological Terms, de 1945 é onde Skinner pela primeira vez expõe a análise do comportamento.
E posteriormente na obra Science and Human Behavio de 1953 foi aprofundado o estudo de comportamento humano. E mais tarde a obra AboutBehaviorismo onde foi sua postura filosófica melhor compreendido.
O estudo das contingências entre o comportamento e o ambiente e a interligação desses. A interdependência entre comportamento e o ambiente.
Fazendo assim seleção das características anatômicas fisiológicas e comportamentais do indivíduo baseadas nos contatos dos organismos com seu ambiente. Eliminando assim alguns comportamentos eoutros são mantidos.
Para Skinner o comportamento está sempre em construção e reconstrução considerando as influências das contingências filogenáticas ontonegéticas e as contingências culturais atuando nas práticas grupais de uma sociedade.
O programa de trabalho do Behaviorismo Radical pode ser descrito como sendo a análise das interdependências funcionais entre o conjunto de variáveis docomportamento e o conjunto de variáveis do ambiente antecedente e conseguinte.
Os procedimentos da análise do comportamento envolvem técnicas elaboradas como modelagem, esvanecimento, esquemas de reforço, sua linguagem inclui conceitos, tais como o reforço, de punição, de operante e de equivalência de estímulos, apenas para mencionar alguns exemplos. Essas técnicas garantem e explicação do comportamentoem suas relações com o ambiente, de forma evidente que fazem prescindir a estatística como medida do resultado de uma intervenção experimental e, fazem prescindir entre diferentes observadores externos como critério de verdade.
O analista de comportamento auto observa, estuda e aceita relatos na primeira pessoa, porém questiona a natureza do que sendo observado , conhecido e relatado....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciências naturais
  • Ciências naturais
  • Ciencias naturais
  • ciencias naturais
  • Ciencias naturais
  • ciência natural
  • Ciencias naturais
  • Ciência naturais.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!