Por um programa preventivo em saúde mental do trabalhor na brigada militar

Páginas: 8 (1923 palavras) Publicado: 30 de maio de 2011
RESUMO DO ARTIGO: POR UM PROGRAMA PREVENTIVO EM SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR NA BRIGADA MILITAR
____________________________________________________________

___

Como conseqüência, os programas preventivos e promotores da saúde mental dos trabalhadores em nosso país são, podem-se dizer ainda incipientes. Tal realidade deve-se a formação de psicólogos e administradores, voltada para aotimização das organizações e não uma formação voltada para o trabalhador. Outro fator é crença de que o eixo da pratica profissional em Psicologia deve ser a empresa e não o trabalho.
A respeito dessa distorção, Lima (1998b) adverte que na própria formação do (a) psicólogo (a) está ausente uma discussão consistente sobre o lugar do trabalho na Psicologia, revelando o quanto omesmo ainda não é percebido como categoria fundamental na compreensão do ser humano. Como decorrência, sustenta a autora, dificulta-se o estabelecimento de bases metodológicas para se abordar as formas de articulação entre saúde mental e trabalho. (AMADOR, 2002)
Dejours (1999) coloca que o que caracteriza a empresa não é o trabalho e nem mais a produção e sim a sua organização, sua gestão,seu gerenciamento. O objetivo principal da empresa não é promover direção e a gestão, mas desqualificar as preocupações com o trabalho, no plano econômico, social e psicológico.
Os projetos e pesquisas ligadas a saúde mental e trabalho são em sua maioria desenvolvidos em universidades, sindicatos e espaços destinados a promoção de movimentos sociais. São projetos que visam lidar com oestresse, programas de pesquisa-ação centrados na compreensão, o impacto na subjetividade e na constituição de seu sofrimento psíquico.

Por Onde Vem Sendo Estudada a Relação Trabalho – Saúde Junto às Polícias
Alguns elementos são considerados causadores de danos á saúde mental de policiais. Neste caso podemos dizer que o contato rotineiro com morte, violência e a pressão das responsabilidades sãoas mais freqüentes.
As responsabilidades com o regimento da instituição é um impacto inicial na PM. Pois essa vem direcionada á obediência aos regulamentos, receio do erro e a limitação da liberdade.
No entanto podemos dizer que a violência policial vem a ser um sofrimento psíquico que o policial enfrenta no seu dia-a-dia.
Com tudo a metodologia em psicodinâmica do trabalhoentra como caminho para promover a saúde mental no trabalho entre policiais, possuindo assim um caráter de pesquisa – ação que se fundamenta na abordagem compreensiva percebendo que no trabalho pode gerar sofrimento, mas também prazer.
É importante lembrar que a organização da PM encare suas responsabilidades com a saúde do policial - trabalhador, pois ao contrario disso estarão colocando emrisco não só a companhia e o próprio policial, mas também a sociedade.
Na polícia Militar de Minas Gerais, com bastante freqüência constatam-se comportamento explosivo entre policiais, como um sintoma de fundo nos mais variados quadros clínicos. Em decorrência, a diretoria de saúde realizou uma pesquisa documental na junta central de saúde da polícia Militar sobre os motivos que levam àreforma de policiais, com o objetivo de obter indicadores epidemiológicos na instituição.
A partir daí foi verificado que, no período compreendido entre janeiro de 1994 e novembro de 1996, os transtornos mentais (notadamente as psicoses e o alcoolismo) constituíram o principal fator causal, seguidos por lesões e envenenamentos, e, na terceira posição por doenças do aparelho circulatório(hipertensão e suas conseqüências) e doenças do sistema nervoso e dos órgãos dos sentidos. Além disso, foi constatada a presença pequena, mas, constante, dos diagnósticos de transtorno explosivo da personalidade e de transtorno da personalidade emocionalmente instável como causas de reforma.
Ao ingressarem na polícia Militar, os sujeitos são concitados a se destituírem de valores e crenças para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arteterapina no programa de saúde mental
  • Saúde do trabalhor
  • Programa da saúde mental da secretaria Municipal de Magé
  • Saúde do trabalhor
  • Inserção da saúde mental no programa saúde da família com oficinas de censibilização
  • Postos e graduações da brigada militar
  • Saúde mental e transtorno mental
  • saúde mental e transtorno mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!