POR QUE É IMPORTANTE VOTAR CONSCIENTE? O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

496 palavras 2 páginas
POR QUE É IMPORTANTE VOTAR
CONSCIENTE? O EXERCÍCIO DA
CIDADANIA
Misaque Moura de Barros20*
Desde a proclamação da república, em 15 de novembro de 1889, por Marechal Deodoro da Fonseca, surgiu, mesmo que precariamente, o direito ao voto, o que ainda era atribuído apenas aos que possuíam maior poder econômico. Mas hoje, esse direito é garantido pela nossa Constituição a todos, conforme dita em seu art. 14, caput. “A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto com valor igual para todos, e, nos termos da lei”.
E o que é essa soberania popular?
É o poder do qual eu, você, nós brasileiros temos de criar o Estado e escolher nossos representantes, pois é do povo que emana o poder político.
Você ainda tem a falsa ideia de que o voto em branco favorece aqueles candidatos de maior votação? Ou que o voto nulo barra os maus políticos e assim estaremos fazendo o exercício do “voto de protesto”?
No art. 2º, da Lei nº. 9.504/97, está previsto que “Será considerado eleito o candidato a Presidente que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos”. A mesma lei, em seu art. 5°, dispõe que só serão “válidos os votos dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias”, ou seja, os brancos e os nulos, não serão computados a ninguém e não influenciarão no resultado final da eleição. As pessoas esquecem ou desconhecem o fato de que as demais pessoas que votam, validamente, elegem o candidato do mesmo jeito, dede que o candidato receba 50% + 1 dos votos apurados, conforme estabelece a nossa CF./88 e a lei 9.504/97. E aquele que opta por não votar, na verdade, renegam um direito constitucional adquirido com muita luta, permitindo, ainda, que os maus políticos continuem no poder, interferindo em nossas vidas ao administrar, ao legislar e ao julgar interesses do nosso cotidiano.
Por esses motivos, é importante que nós, cidadãos, procuremos votar consciente, analisando os políticos

Relacionados