POR QUE A VIOLÊNCIA PATRIMONIAL CONTRA O IDOSO CRESCE A CADA DIA NO ÂMBITO FAMILIAR?

Páginas: 14 (3477 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013





Faculdade Teológica e Filosófica-Ratio
Curso: Serviço Social
Turno: Noite
Semestre: 4º



POR QUE A VIOLÊNCIA PATRIMONIAL CONTRA O IDOSO CRESCE A CADA DIA NO ÂMBITO FAMILIAR?



Alunos: Jucileuda Sousa e Rafaela Sampaio.
Professora: Kelly Menezes.




Fortaleza/ Ce
2013







Faculdade Teológica e Filosófica-Ratio
Curso: Serviço Social


POR QUE AVIOLÊNCIA PATRIMONIAL CONTRA O IDOSO CRESCE A CADA DIA NO ÂMBITO FAMILIAR?




O projeto de pesquisa apresentado na
disciplina de pesquisa em serviço social I
sob orientação da prof. Ms. Kelly Menezes.
Alunas: Jucileuda Sousa e Rafaela Sampaio.






Fortaleza/ Ce
2013
SUMÁRIO
1 DELIMITAÇÃO...................................................................................................4 2 JUSTIFICATIVA .................................................................................................6 3 OBJTIVOS ............................................................................................................73.1 OBJETIVO GERAL............................................................................................7 3.2 OBJETIVOSESPECIFICOS..............................................................................7 4 METODOLOGIA.................................................................................................8 5CRONOGRAMA.................................................................................................10 6 REFERENCIAL TEORICO..............................................................................11 7 BIBLIOGRAFIA..................................................................................................12.




















1.0 DELIMITAÇÃO.


O envelhecimento da população mundial é um fenômeno novo ao qual mesmo os países mais ricos e poderosos ainda estão tentando se adaptar. O que era no passado privilégio de alguns poucospassou a ser uma experiência de um número crescente de pessoas em todo o mundo. O envelhecimento populacional é um fenômeno que ocorre em escala global, em especial, nos países desenvolvidos. Esse processo caracteriza-se pelo constante aumento da expectativa de vida e a queda de fecundidade. 
Fatores estes, que juntos, resultam numa grande quantidade de idosos e uma significativa redução decrianças e jovens. Proporciona uma transição demográfica, modificando a forma da pirâmide etária – a base, composta por jovens, fica estreita e o topo, representado por idosos, aumenta.

Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1950 existiam 250 milhões de indivíduos com mais de 60 anos no planeta. Esse número quase se triplicou até o ano 2000, somando 606 milhões de pessoas.No Censo passado, realizado há dez anos, o número de idosos era de 14,5 milhões (8% da população total). Hoje, o Brasil tem 18 milhões de pessoas acima dos 60 anos de idade, o que já representa 12% da população brasileira. Apesar desse crescimento significativo de idosos, o dado mais relevante é que somos, pela primeira vez na história recente, uma nação cuja maior parcela da população é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • VIOLENCIA CONTRA OS IDODOS UM MAL QUE CRESCE A CADA DIA.
  • violencia patrimonial contra o idoso.
  • Violência Familiar contra o idoso
  • Violencia familiar contra o idoso
  • A volência contra o idoso no âmbito familiar
  • violencia contra o idoso no texto familiar
  • VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE NO ÂMBITO FAMILIAR
  • A violencia praticada contra mulhres idosas no ambito familiar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!