Por Que A Sociologia N O Existia Na Sociedade Pre Capitalista

Páginas: 15 (3571 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015
Questões para a Prova do Dia 06/09/2013

Por que a sociologia não existia na sociedade pré capitalista ?

Porque foram justamente as mudanças sociais provocadas pelo advento do capitalismo que fizeram os pensadores da época parar para tentar entender a nova situação. E a busca desse entendimento que deu origem à Sociologia. Mas antes do capitalismo já existiam estudos sobre a sociedade, masestavam mais incutidos na filosofia.
Porque a sociologia foi considerada ciência da crise?
A sociologia propriamente dita é fruto da Revolução Industrial, e nesse sentido é chamada de "ciência da crise" - crise que essa revolução gerou em toda a sociedade europeia. Ela é fruto de toda uma forma de conhecer e pensar a natureza e a sociedade, que se desenvolveram a partir do século XV, quando ocorreramtransformações significativas como a expansão marítima, reformas protestantes, a formação dos Estados nacionais, as grandes navegações e o comércio ultramarinho, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico que desagregaram a sociedade feudal, dando origem à sociedade capitalista.

O que é Sociologia?

A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em funçãodo meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dosobjetivos da sociologia.

Comente sobre o surgimento da Sociologia na Europa e no Brasil:

A Revolução Industrial, ocorrida na Europa (principalmente na Inglaterra) no século XVIII, mudou radicalmente a estrutura da sociedade. Homens passaram a ser substituídos por máquinas, que produziam mais e custavam muito menos. Isto fez com que os problemas sociais aumentassem, pois muitas pessoas que antestrabalhavam de forma artesanal, ficaram sem emprego. Eram acostumadas à uma forma mais lenta de vida, no meio rural, trabalhando apenas para sobreviver da terra. Agora passariam a trabalhar muito mais para os empresários, ganhando as vezes menos do que estavam ganhando antes.
Desde 1865, a Sociologia começa a dar seus primeiros passos no Brasil, sob forte influência do positivismo comteano, a obra“A escravatura no Brasil, de F. A Brandão Júnior, em 1872 Sílvio Romero, publicou “Etnologia selvagem” , e “Etnografia brasileira”, em 1872. No início da década de 1920, a Sociologia passa a ser ministrada em algumas escolas de São Paulo e Rio de Janeiro. A Sociologia, como conhecimento científico acadêmico, propriamente dito, só surgiu em 1933, com a Escola Livre de Sociologia e Política (ELSP), emSão Paulo, pela influencia da sociologia norte americana, empirista, com o objetivo de formar técnicos, assessores e consultores capazes de fornecer conhecimentos que dessem amparo a decisões no aparato estatal/governamental.
Em 1934 e 1935, respectivamente, foram fundadas a Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo e a Universidade do Distrito Federal (UDF), pela influencia da sociologiafrancesa, humanista e teórica-crítica, com o objetivo de formar professores para o ensino médio. Definindo, assim, o espaço profissional dos sociólogos: trabalhar nas estruturas governamentais ou ser professores. A valorização do cientificismo como a principal forma de conhecer e explicar a nação, também como instrumento para a possibilidade de modernizar a estrutura social brasileira vai se expressarna chamada: GERAÇÃO DE 1930. Despontam nesse período os intelectuais como: Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Fernando de Azevedo.

Fale sobre o Método Positivista

Augusto Conte faz uma leitura de Hegel em que a empiria é a mola mestra do método positivista, ou seja, tudo só pode ser explicado a partir daquilo que pode ser percebido experimentado.

Comente sobre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sociedades pré-capitalistas
  • Relaçao economica na sociedade pre capitalista
  • O surgimento da sociedade capitalista e da sociologia como ciência científica
  • O CONCEITO DA SOCIOLOGIA, TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA E O DESENVOLVIMENTO DO FORDISMO
  • A SOCIEDADE CAPITALISTA
  • A SOCIEDADE CAPITALISTA
  • sociedade capitalista
  • sociedade capitalista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!