Por que os precessadores aquecem

887 palavras 4 páginas
Por que os processadores aquecem?
Aron Alfaia
Bruno Harlis
Deunnian Oliveira
Ruan Willian
Resumo
Está pesquisa apresenta uma visão geral sobre o porquê dos processadores aquecerem ao serem utilizados, com esse artigo podemos descobrir o porquê desse aquecimento e descobriremos formas de preveni-lo e evitar um superaquecimento.

1. Introdução
Algumas décadas se passaram desde o lançamento da primeira CPU para consumidores. Nesse meio tempo, processadores antigos foram aposentados e novos modelos se apresentaram mais um problema sempre foi incomodo nisso o aquecimento dos processadores. 2. Conceito
Como a maioria dos dispositivos elétricos, um processador gera uma quantidade considerável de calor, consequentemente necessitando de refrigeração adequada. Na falta desta, o processador pode facilmente se superaquecer, fazendo com que o micro trave. O processador vai aquecendo até o ponto em que simplesmente para de funcionar. 3. Por que ocorre o aquecimento?
Como todo componente eletrônico, os processadores produzem calor, esse calor ocorre devido o efeito joule, que é o processo de transformação de energia em calor. Dentro do processador existem vários fios responsáveis pelas ligações internas que produzem choques dos elétrons contra a rede de íons do condutor. Isso se manifesta no condutor como aumento de temperatura.

4. Superaquecimento

Cada processador possui um nível máximo de temperatura admissível, onde ele pode trabalhar sem queimar, porem, quanto menor for à temperatura em que o processador trabalhar, melhor será.
Esse calor gerado pelo dispositivo precisa ser removido, entretanto, se não for removido, o excesso de calor fará com que o processador fique instável, perdendo desempenho ou até mesmo danificar os circuitos internos do processador.

5. Como evitar

O superaquecimento do processador pode ser evitado com medidas simples de resfriamento.
O resfriamento adequado do processador é feito por dois componentes, o cooler

Relacionados