Por que os Juros são tão altos no Brasil

Páginas: 7 (1699 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013


Por que os Juros são tão altos no Brasil




Uma das características da economia Brasileira que mais chama a atenção dos observadores externos é o fato de a taxa de juros real ser uma das maiores do mundo. No contexto das décadas anteriores de grandes taxas de inflação, juros altos eram explicados pela necessidade de embutir no rendimento dos ativos financeiros a perda do poder decompra causada pelos aumentos de preços.

Apesar de termos um sistema bancário relativamente estável, destaca-se que o mercado de crédito brasileiro ainda apresenta uma série de imperfeições. Além disso, o setor financeiro é um dos mais taxados do mundo. Essa elevada carga tributária encarece o custo do crédito, sendo um dos fatores de maior relevância. Outra imperfeição também é a inadimplência. Emface do maior risco de inadimplência os bancos e instituições financeiras aumentam os juros cobrados como forma de se precaverem de possíveis perdas.

Há um fator Macroeconômico crucial: A taxa SELIC, que representa uma verdadeira taxa “piso” no qual os bancos estabelecem as taxas cobradas em empréstimos, cartões de créditos, etc..., Ao setor privado. Para manter a inflação estabilizada o bancoCentral vê-se obrigado a controlar a demanda através da elevação da taxa de juros SELIC.






















Questões:

1) Sobre o conceito de Moeda:

a) Defina Moeda e suas funções:
Moeda é o objeto aceito pela sociedade como intermediário nas trocas econômicas, ou seja, para o pagamento de bens ou serviços.

b) Defina Moeda fiduciária e Moeda lastreada:
Moedafiduciária: é aquela cujo único valor é devido a sua aceitação (ou a seu curso forçado imposto por lei), sua emissão é livre de qualquer necessidade de reservas pela autoridade monetária.

Moeda lastreada: é um título que tem por base a existência de reservas de metais preciosos (principalmente ouro) pela autoridade monetária (nos primórdios do advento do papel-moeda, qualquer indivíduo que tivessepapel-moeda podia realmente resgatar a parte de reservas associada ao papel moeda – cujo valor, ressaltamos, na maioria das vezes não era o mesmo valor de face da nota), sendo sua emissão baseada na existência de tais reservas em quantidade suficiente para que cada unidade monetária tenha e mantenha a mesma quantidade de ouro associada.

2) Com relação aos meios de pagamento:

a) Conceituemeios de pagamentos:
Os meios de pagamento são o total de moeda disponível ao setor privado não bancário, de liquidez imediata, ou seja, que pode ser utilizada imediatamente para efetuar transações.

b) Defina M1, M2, M3 e M4
M1: São os meios de pagamento, conceituados como moeda de liquidez imediata, que não rendem juros;
M2 = M1 + depósitos de poupança + títulos privados (depósitos a prazo,letras cambiais, hipotecárias e imobiliárias);
M3 = M2 + fundos de renda fixa + operações compromissadas com títulos federais;
M4 = M3 + títulos públicos federais, estaduais e municipais.
c) O que vem a ser monetização e desmonetização? Qual a relação desses conceitos com taxa de inflação?
A desmonetização da economia é a diminuição da quantidade de moeda sobre o total de ativos financeiros daeconomia, enquanto a monetização é o processo inverso: o aumento da quantidade de moeda sobre o total de ativos financeiros da economia.

d) Dê dois exemplos de criação e dois exemplos de destruição de meios de pagamento:
Ocorre criação de meios de pagamento quando:
A1) Há o aumento de empréstimos ao setor privado, pois os bancos comerciais retiram moeda de suas reservas e a emprestam aopúblico;
A2) Saques a cadernetas de poupança, pois há um aumento de M1 com a redução do estoque de moeda em poder do sistema bancário.
Ocorre destruição de meios de pagamento quando:
B1) o depositante retira depósito à vista e o coloca em depósito a prazo, pois os depósitos a prazo não são meios de pagamento, dado que não são de liquidez imediata, e rendem juros.
B2) Uso de recursos em depósitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • por que os juros no brasil são tão altos
  • Porque os Juros no Brasil são tão altos
  • Porque os juros são tão altos
  • Por que os livros são tão caros no Brasil
  • PORQUE A TAXA DE JUROS NO BRASIL É TÃO ALTA?
  • JUros altos
  • Juros Altos e o Crescimento Econômico
  • Juros altos no plano real

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!