Por que os edifícios ficam de pé – mario salvadori

Páginas: 9 (2027 palavras) Publicado: 6 de maio de 2012
Por Que Os Edifícios Ficam De Pé – Mario Salvadori

Perfil Biografico)Mario Salvadori nasceu em Roma, Itália em 1907 e estudou engenharia civil e matemática na Universidade de Roma. Como um engenheiro de estruturas, Salvadori tornou-se conhecido pelo o uso de finas “cascas” de concreto em todos os seus projetos, incluindo o sistema de concreto estrutural para o Edifício CBS, em Manhattan,desenhado por Eero Saarinen, e do restaurante em concha do hotel La Concha, em San Juan, Puerto Rico. Era considerado uma autoridade em achar as causas de falhas estruturais, seja ela causada por desastres naturais ou falha de construção humana. Ele também deu aulas de engenharia civil e arquitetura na Universidade de Columbia. Morreu de causas naturais em 1997 em Nova Iorque.

2) Uso de novastecnologias e novos materiais nas estruturas. Introdução aos métodos de construção dos tempos antigos até os atuais.

Resumo)
3.1)Estruturas
Mario Salvadori começa o seu livro mostrando os motivos que levaram o homem a inventar a arquitetura. Com a descoberta da agricultura o homem pode então deixar de caçar, e com essa inatividade passou a fazer moradias mais solidas que pudessem o proteger tambémdo clima. Desse aglomerado surgiram os primeiros povoados, que com o tempo foram evoluindo de acordo com necessidade de cada um, mas todos sempre tiveram uma necessidade em comum, uma estrutura mais ampla que funcionasse como prefeitura ou igreja para que os cidadãos pudessem discutir os problemas e rezar.
A arquitetura surge como uma maneira de suprir as necessidades fisiológicas básicas, quesão próprias e imutáveis para ser humano. O crescimento da arquitetura acompanha o crescimento das populações urbanas, porque na cidade é preciso utilizar a área construída da melhor maneira possível e com a ajuda da tecnologia é possível construir edifícios cada vez mais altos aproveitando assim o espaço.
Essas edificações tem como finalidade exercer alguma função, seja ela de proteção, ou para olazer das pessoas. Essa função é desempenhada através de construções que separam o exterior do interior, mas essas construções devem ter portas e janelas para haver o fluxo de pessoas, ar e luz. Deve haver uma cobertura para a proteção contra a chuva e se houver uma divisão de pavimentos será necessária a implementação de escadas ou elevadores para a locomoção das pessoas. Isso é apenas algunsdos componentes funcionais de uma estrutura básica. Por trás desses, existem os componentes estruturais que garantem a funcionalidade desses componentes.
No desenvolvimento estrutural a arquitetura sofreu grandes mudanças, pois com as edificações cada vez mais altas e com o designe cada vez mais agressivo, a necessidade de estruturas que suportem isso foi suprida não só através de ganhos teóricoscomo com o uso de novos materiais para a construção. Passada a fase de tentativa e erro, hoje em dia os cálculos estruturais são de extrema importância para que um projeto ou uma ideia funcione. O custo material, hoje em dia também é menor, pois com o avanço teórico os prédios vêm ficando mais leves.
Outro ponto importante é a relação do arquiteto com engenheiro, pois não é possível construirnada sem uma estrutura, ela está sempre lá, mesmo que invisível. E existe também o cliente, que é para ele que se esta construindo. Ele é o item mais importante nessa equação, sem a sua presença nada iria acontecer. Apesar do interesse do publico geral pela arquitetura venha crescendo, ele ainda peca no quesito técnico. A maior parte desse interesse vai para parte estética da coisa e não a parteestrutural. As pessoas não procuram entender porque um edifício fica de pé e assim por diante.
3.2)As Pirâmides
Essas montanhas construídas pelos egípcios intrigam a humanidade desde a sua construção. Qual foi o real motivo para a construção das pirâmides? Esses monumentos grandiosos, erguidos com pedras enormes e muito pesadas, em um tempo onde a tecnologia engatinhava, ao que tudo indica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do capitulo de estruturas e piramides. (livro: por que os edificios ficam de pe?)
  • edificio
  • Mario
  • Mario
  • Mario
  • edifício
  • mario
  • Edificios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!