Por que deveríamos pensar na distinção do urbano e do rural?

Páginas: 11 (2542 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2012
Introdução
A relação entre o urbano e o rural é um tema bastante discutido. Tal relação pode ser considerada um problema científico que interessa a diversas disciplinas, já que existem diferentes visões sobre o tema. Há correntes que dizem estarmos a caminho de uma urbanização completa, outras acreditam que a contradição urbano-rural nunca desaparecerá, e ainda, outros dizem haver um processo deruralização a ser observado.
O presente trabalho tem por objetivo uma dissertação a respeito da distinção entre os termos urbano e rural, suas respectivas abordagens, e a importância da mesma. Acredita-se que é de extrema relevância a realização de reflexões acerca da dinâmica existente em cada uma dessas localizações a partir dos seus conceitos de natureza territorial e não setorial, para que ainterpretação não esteja restrita às atividades produtivas que compõem os espaços.
Porém, antes de pensarmos nesta distinção, é fundamental que saibamos quais as definições que envolvem estes espaços, e sobre quais fins de estrutura funcional são dadas, uma vez que a definição é atribuída de acordo com o que for conveniente para o estudo.
Aqui será proposto, de acordo com a literatura deorientação, o entendimento das mudanças na dinâmica dos locais ocupados por pessoas e a relação destas com o próprio meio, de modo a contribuir para a construção e compreensão da paisagem; procurando saber não somente o que está inserido, mas também entendendo quais foram os processos que a produziu, a fim de encontrar, através das diferentes visões possíveis, o porquê da importância na distinção entreo rural e o urbano.
Desenvolvimento
A distinção entre os ambientes rural e urbano é essencial na organização de suas paisagens e se faz presente de diferentes maneiras em diversos contextos.
Para Schneider, antes mesmo da dicotomia urbano/rural, alguns sociólogos e filósofos refletiam sobre o conceito de território num geral, como Marx, que conceituava território como processo de diferenciaçãodo espaço em decorrência ou projeção da forma pela qual se processa a divisão social do trabalho em uma determinada sociedade, tomando cada forma de interação de modo singular. Essa visão ou paradigma era base para outros sociólogos, como Ratzel, que entendia território como uma forma de dominação do espaço. Outras duas visões têm destaque para Schneider: a visão dos estudiosos, em que territórioé o local de relação entre as dimensões imateriais, culturais e simbólicas, sendo este um pilar essencial na construção das identidades da população e na criação de códigos e normas; e uma terceira, em que território é definido geograficamente como região. (SCHNEIDER, 2009)
É possível perceber que os múltiplos conceitos para definição de território traz certo caos para uma sociedade que se tornaglobalizada, e é nessa mesma visão que conceituar urbanos e rurais se faz necessário e de grande importância para estudos e medidas político-econômicas. A definição destes conceitos vem passando por uma reformulação, a fim de acompanhar o desenvolvimento da sociedade. Schneider trata das ideias desenvolvidas para o conceito de ruralidade, tendo em vista que só existe o rural caso exista o nãorural. (SCHNEIDER, 2009)
A princípio o rural era entendido como região fortemente demarcada pela produção agrícola. No entanto, esta visão permanece somente para aqueles que enfocam as relações econômicas, o agronegócio. O que se pode perceber hoje é uma ruralidade globalizada, descrita por Woods como um espaço hipotético que corresponde à condição de interconectividade e interdependência daslocalidades rurais. Em uma reflexão superficial é possível avaliar que ao mesmo tempo em que separamos urbano e rural, estas localidades se associam ainda mais; já que uma depende intimamente da outra, seja via produto/mão de obra ou consumo/tecnologia. (SCHENEIDER, 2009)
Existe outra visão em que frequentemente associa o meio rural ao fatalismo, a um meio em que só permanecem as pessoas que não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • rural e urbano
  • Urbano rural
  • Rural e urbano
  • Georreferenciamento Rural e Urbano
  • Avaliações de imóveis urbanos e rurais
  • Espaço urbano espaço rural
  • Escola Rural/Urbano
  • Espaço urbano e rural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!