Por que devemos estudar História da Educação sicacursos de Educação Fí

834 palavras 4 páginas
Universidade Federal do Rio Grande
História da Educação e Educação Brasileira
Curso de Educação Física- Licenciatura
Prof.ª Rita Grecco
Taysson Pedroso dos Santos–48637
Resenha
“Porque devemos estudar História da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação”

Para muitas pessoas é impactante o primeiro contato com a grade curricular atual do curso de graduação em Educação Física, pois a mesma está composta em grande parte por disciplinas teóricas ligadas a história. Fugindo assim do senso comum, onde pode ser dizer que a educação Física é voltada para as ciências naturais e não para as ciências Sociais. O texto abordado apresenta diversos questionamentos e conexões referentes ao estudo da História da Educação Física/Esporte nos cursos de graduação. Apenas lendo as duas primeiras frases do texto, já da para termos uma noção da disseminação que o conteúdo alcançará.
Conforme o texto apresentado, percebemos que nem mesmo em encontros voltados especificamente para discutir a História da Educação Física/Esportes na graduação, percebe-se que há poucos trabalhos destinados a essa área, fatos estes proporcionam controvérsias no contexto da grade curricular. Pode se dizer em relação a isso que onde há necessidade de preenchimento de lacunas a necessidades de fundamentação (abordagens, pesquisas, discursões) para melhor absorvermos a inserção da história nos cursos voltados para as ciências exatas. Atualmente, salvo exceções, o estudo da história tem se resumindo a história geral (conteúdos clássicos, tradicionalmente, com ênfase na Grécia Antiga, Roma, Idade Média, etc...).
Segundo Roberta J. Park, nos Estados Unidos, o estudo da História da Educação Física está bastante avançado, os profissionais da educação Física que se envolvem com disciplinas ligadas a essa sub-área de estudo, não tem demonstrado conhecimentos metodológicos adequados. Unido a isso, os professores em questão não são cobrados para a busca de uma estruturação mais adequada para

Relacionados