Por quais motivos a teoria de Maslow uma das mais utilizadas para explicar o fen meno da motiva o no trabalho

515 palavras 3 páginas
Por quais motivos a teoria de Maslow é uma das mais utilizadas para explicar o fenômeno da motivação no trabalho, tanto nos contextos organizacionais como institucionais?

Quando pensamos em trabalho e em tudo o que envolve, sempre pensamos naquela pessoa que não foi tão “beneficiada hierarquicamente”, e que “carrega a empresa nas costas” mas que ao seu ver não recebe o quanto deveria por tudo o que ele faz na empresa, enquanto o patrão se beneficia recebendo todos os lucros e satisfações.
Maslow separou assim as necessidades dos colaboradores:

- Fisiológicas – relacionadas aos impulsos básicos de sobrevivência como alimentação, bebida, repouso, sexo, abrigo etc. Quando há insatisfação em todas as necessidades, são as fisiológicas que exercem maior pressão sobre o indivíduo. - Segurança – relacionadas à necessidade de se sentir seguro e livre de ameaças, perigos, doenças, desemprego, etc. Quando insatisfeitas essas necessidades o indivíduo entre num estado de emergência para satisfazê-las. - Sociais – necessidade de pertencer a um grupo social, de amor, de associação, de participação, de afeição e amizade;Quando não estão satisfeitas, levam à solidão e à hostilidade para com os outros. - Estima: Inclui fatores internos de estima, como respeito próprio, realização e autonomia; e fatores externos de estima, como status, reconhecimento e atenção. - Auto-realização: a intenção de tornar-se tudo aquilo que a pessoa é capaz de ser; inclui crescimento, autodesenvolvimento e alcance do próprio potencial.
No campo profissional, a teoria de Maslow foi aplicada entre colaboradores para se detectar qual o nível de satisfação dos mesmos. Observou-se que algumas características foram identificadas;
*Indivíduos com má vontade, não colaboração, resistência às mudanças, refletem no dia-dia tal insatisfação.
*Por outro lado, colaboradores felizes por terem em si a maioria das características abordadas na pirâmide de Maslow, produzem mais, fornecem melhores resultados, afinal,

Relacionados

  • As Relacoes Entre Inteligencia Emocional e Bem estar no Trabalho
    39677 palavras | 159 páginas
  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas