Por psicólogo geofilho ferreira moraes

Páginas: 42 (10456 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2012
Inserção Profissional do Psicólogo em Organizações e no Trabalho
Nem sempre as pessoas, em seu dia-a-dia se dão conta do quanto a vida de cada um é afetada por características, eventos e processos que acontecem, caracterizam e transformam o mundo do trabalho e as organizações humanas voltadas para produzir bens e serviços socialmente demandados. Ao longo da história, os processos desocialização foram sendo delegados a instituições e organizações sociais. Cada vez mais cedo as pessoas entram na escola e nesta passam parte significativa de suas vidas preparando- se para ocupar um papel social. Crianças freqüentam creches e orfanatos. Crianças, jovens, adultos e idosos passam por postos de saúde e por hospitais quando enfrentam problemas de saúde. Pessoas ingressam em organizações sociaispara lutarem por causas coletivas e atingirem objetivos relevantes para a comunidade. Idosos vivem em instituições especiais voltadas para o seu atendimento. Além disso, trabalhadores, ainda em proporção significativa, passam o seu dia em organizações, produzindo bens que todos consomem. Esse dia-a-dia é repleto de demandas, desafios, expectativas, tensões, realizações, alegrias, sofrimentos que,inevitavelmente, se interligam e se estendem para a vida fora do trabalho. As pessoas perdem o emprego e, muitas vezes, perdem a possibilidade de trabalhar. Há algo que afete mais fortemente a vida de um indivíduo e da sua família? Tal questionamento, por si, justifica a inserção do psicólogo em organizações e no trabalho.
O trabalho e as organizações de trabalho estão presentes na vida de todos.Quanto do cotidiano de cada um não é ou foi afetado diretamente pelo funcionamento dessas organizações sociais? Quanto do bem-estar, qualidade de vida e problemas enfrentados pelas pessoas não estão relacionados com a dinâmica das organizações e com a forma que o trabalho e a sua organização assumem na sociedade?
Em face disso, a Psicologia, tradicionalmente, ocupou-se em compreender e intervirsobre fenômenos e processos relativos ao mundo do trabalho e das organizações. De forma crescentemente explícita, se dá conta de que não se pode reproduzir, no campo científico e profissional, a separação operada entre a esfera trabalho e as demais esferas da vida pessoal. A compreensão integral do ser humano, portanto, depende de uma compreensão da sua inserção no mundo do trabalho e dasrelações que são criadas no interior das organizações em que trabalha.
A idéia de organização, sob esse olhar, é inclusiva e não está, por decorrência, restrita à produção de bens no vasto mercado da competitividade globalizada; abrange também a prestação de serviços em sentido amplo, que vai, por exemplo, de hospitais a sindicatos. Além disso, as atividades profissionais ultrapassam as fronteiras dasorganizações em si, quando são exercidas no mercado informal de trabalho, no universo do subemprego e do desemprego ou, ainda quando lidam com ocupações ou profissões.
466
Essa é a tarefa central ou a missão que caracteriza esse amplo espaço de ação da Psicologia — explorar, analisar, compreender como interagem as múltiplas dimensões que caracterizam a vida das pessoas, dos grupos e dasorganizações, em um mundo crescentemente complexo e em transformação, construindo a partir daí estratégias e procedimentos que possam promover, preservar e restabelecer a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.
É objetivo central do capítulo, examinar uma visão ampla de como se configura a área da Psicologia Organizacional e do Trabalho, como campo de atuação profissional, reconstruindo sua trajetóriahistórica, tanto no plano internacional como nacional. Tal reflexão se revela indispensável para o objetivo de refletir sobre as tendências inovadoras na área, considerando o conjunto de transformações que estão marcando o mundo do trabalho.
Tendo em vista esse objetivo, o capítulo está estruturado em quatro segmentos principais. O primeiro descreve o desenvolvimento histórico da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ferreira
  • ferreira
  • ferreira
  • MOraes
  • Ferreira
  • MORAES
  • Moraes
  • Ferreira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!