Por onde passa a satisfação residencial

Páginas: 19 (4725 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2011
Actas dos ateliers do Vº Congresso Português de Sociologia Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção Atelier: Cidades, Campos e Territórios

Por onde passa a satisfação residencial
Maria João Freitas* Introdução
Desde os anos 60 que o LNEC vem privilegiando projectos de investigação com o objectivo de definir, analisar e avaliar a Qualidade Habitacional, e neste sentido tem acumuladasquer uma larga experiência e conhecimentos no que respeita a metodologias e instrumentos técnicos ao serviço da análise da qualidade habitacional, quer um enorme espólio de informação recolhida com este propósito. Enquadrando-se num projecto interdisciplinar que visava a construção de um sistema informático para a exploração de soluções e desenvolvimento de projectos arquitectónicos com vista àmelhoria de qualidade do habitat, financiado pela FCT e enquadrado no Plano de Investigação do LNEC, realizaram-se, entre outros, dois estudos com o objectivo do desenvolvimento de um modelo explicativo da satisfação residencial e identificar e caracterizar modelos de habitar. A contribuição destes estudos para o referido projecto baseava-se na pertinência de fornecer matéria de apoio aoprojectista sobre a estruturação da satisfação residencial susceptível de poder vir a ser integrada na definição das exigências dos utentes na construção e desenvolvimento dos projectos arquitectónicos, reduzindo assim os custos sociais de uma desadequação entre a produção habitacional e as necessidades de quem potencialmente a possa procurar. Nesta comunicação centrar-nos-emos apenas nos resultadosapurados num desses estudos – o da explicação da satisfação residencial 1 - e na sua interpretação estritamente sociológica. Este estudo visava a construção de um modelo explicativo da satisfação residencial tendo em conta parâmetros de caracterização objectiva dos cenários habitacionais e residenciais em avaliação, a caracterização sociológica dos residentes e as especificidades dos percursos queconduziram ao acesso dos cenários habitacionais e residenciais em avaliação. Este estudo baseou-se na revisita de dados recolhidos junto de 162 moradores em 14 empreendimentos de Habitação de Custos Controlados no país que tinham respondido ao um questionário de auto-preenchimento, e em dados de caracterização dos cenários residenciais recolhidos através de análise documental dos projectos e deobservação 2 .

Subjectividades vs objectividades
“a Cidade enorme, que cabe num quarto de três metros quadrados, infindável como uma galáxia (...) falo da cidade imensa, realidade diária feita com duas palavras: os outros” (Octávio Paz, “Falo da Cidade” in Árvore Adentro)

*Investigadora Auxiliar LNEC | DED | Núcleo de Ecologia Social Avª Brasil 101 1700-066 Lisboa telef: 21 844 35 89 e.mail:mjfreitas@lnec.pt 1 Uma descrição pormenorizada da metodologia e resultados apurados neste estudo encontra-se desenvolvida in FREITAS, M.J. (2001) "Habitação e Cidadania – no trilho da complexidade de processo relacionais generativos", Tese de Doutoramento, Lisboa:ISCTE. 2 Os dados revisitados seleccionados foram numa primeira fase, objecto de sistematização, preparação e uniformização, bem comoenriquecidos por variáveis de síntese e indicadores passíveis de agilizar o tratamento estatístico e a testagem do modelo analítico de base. A informação disponível a modelizar foi estabilizada e testada estatisticamente, tendo a escala de satisfação residencial (que comportava 77 itens) sido sujeito a duas factorizações no sentido de agilizar a sua incorporação no modelo. A construção do modeloimplicou ainda uma selecção de variáveis segundo critérios de independência, tendo acabado por incorporar 54 variáveis e permitido a construção de uma análise de regressão linear múltipla que reteve 21 variáveis em três níveis de desenvolvimento do modelo (ver detalhes metodológicos in FREITAS, 2001, Anexo 3).

107 

Actas dos ateliers do Vº Congresso Português de Sociologia Sociedades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acessibilidade e Democracia: Onde a primeira não entra, a segunda passa longe
  • passa
  • A onde
  • Satisfação
  • Satisfaçao
  • residencial
  • Satisfacao
  • Satisfação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!