Poríferos e Cnidários

Páginas: 8 (1845 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Poríferos
Os poríferos, também conhecidos como espongiários, são constituídos pelos animais menos evoluídos de todos. Estima-se que tenham surgido há cerca de um bilhão de anos atrás, originando-se de seres unicelulares e heterótrofos que viviam agrupados em colônias. Algumas espécies são bastante utilizadas na indústria farmacêutica.
São animais invertebrados, pluricelulares, porém suascélulas não possuem tecidos diferenciados, consequentemente não formam órgão e lógico não formam sistemas, sua constituição é muito simples. São todos aquáticos, predominantemente marinhos, e vivem presos em rochas e outros substratos do fundo do mar e rios.
Possuem um corpo perfurado por vários poros, por onde a água entra (porócitos) e um poro grande e exalante, por onde a água sai e percorre acavidade central do corpo (ósculo). Podem variar quando à forma, cor e tamanho. Esses animais não possuem órgãos especializados para digestão, excreção e reprodução, essas funções são realizadas por diferentes células. Por isso são considerados parazoas, ou seja, animais sem órgãos, anus, boca. Os corpos das esponjas possuem um revestimento externo de células achatadas (epiderme); um revestimentointerno de células flageladas, os coanócitos, que permitem o fluxo de água contínuo na região, ocasionando a eliminação de excreções e do gás carbônico; e uma camada intermediária, onde se encontram células móveis que se deslocam intensamente por meio de pseudópodos, os amebócitos.
Entre os pinacócitos e os coanócitos está o meso-hilo, uma matriz gelatinosa onde as células, os amebócitos, conseguemse diferenciar em qualquer um dos tipos celulares do indivíduo e pode realizar a digestão e distribuir os nutrientes para outras células.
Alimentam-se de restos orgânicos ou de micro-organismos que capturam filtrando a água que penetra em seu corpo. Sua respiração e digestão são feitas por difusão direta entre a água e as suas células.
Reprodução
A reprodução dos poríferos pode ser tantosexuada quanto assexuada.
Reprodução Assexuada (Brotamento): Consiste na formação de um broto a partir da esponja-mãe, os brotos se separam, constituindo novas esponjas. A tendência dessa reprodução é formar colônias de esponjas.
Reprodução Assexuada (Regeneração): Algumas esponjas conseguem se reproduzir através da regeneração, ou seja, eles possuem o poder de regenerar partes perdidas do corpo.Qualquer parte cortada de uma esponja pode se tornar outra nova e completa.
Reprodução Assexuada (Gemulação): Esse processo é realizado apenas pelas espécies de água doce. Consiste na formação de estruturas resistentes, as gêmulas. Cada gêmula possui amebócitos que são liberados e reorganizam uma nova esponja.
Reprodução Sexuada: Cada esponja apresenta maturação de óvulos e espermatozoides emépocas diferentes. O desenvolvimento ocorre de forma indireta, após a fecundação o zigoto se desenvolve em uma larva natante, a anfiblástula, que sai pelo ósculo, fixa-se em algum substrato e cresce, formando um novo indivíduo.
Os poríferos se dividem em três tipos:
Asconóides: É a forma mais simples dos espongiários, um tubo ou vaso fixado em um substrato. Em sua extremidade, há uma grande abertura(ósculo) que serve para eliminar água que atravessa continuamente o corpo da esponja. A parede do corpo é recheada de poros, por onde a água e partículas alimentares são penetradas.
Siconóides: Apresentada como uma urna alongada, fixada pela extremidade superior, circundado por uma coroa de espículas longas e afiliadas. Sua superfície possui diversas elevações ou papilas, das quais saem pequenasespículas. Entre as papilas estão os poros. Possui a parede do corpo espessa com uma série de dobras, formando curtos canais horizontais: os inalantes e os exalantes. A superfície externa e os canais inalantes são revestidos por uma camada dermal, formada por pinacócito.
Leoconóides: É o tipo mais evoluído. Possuem o átrio reduzido, enquanto a parede do corpo é desenvolvida e percorrida por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cnidários e poriferos
  • Poríferos e Cnidários
  • Poriferos e cnidarios
  • poriferos e cnidarios
  • Poríferos e cnidários
  • Poríferos e cnidários
  • Poriferos e Cnidarios
  • Poriferos e Cnidarios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!