Popularidade e populismo: causas e consequências

Páginas: 3 (588 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2013
Popularidade e populismo: causas e consequências

Num tempo ávido de protagonismo e cultivador de intérpretes dessa intervenção, vemos múltiplos sinais de pessoas que cultivam boa dose depopularidade e outras tantas que se deixam fascinar pelo populismo... Bastará sintonizar os diversos meios de comunicação – social, de grupo ou mesmo sob anonimato – para encontrarmos uma multidão defautores, de instrumentalizados... nem que seja pelo ridículo ou mesmo a ridicularização da popularidade e do populismo.

= Popularidade, a quanto obrigas!

Muitos dos intervenientes na praça pública –nem todos pelas mais salutares razões – procuram ganhar, normalmente em seu proveito, pontos para estarem/serem ou continuarem a ser populares, pois deste modo poderão ascender ou manter-se à tona dosseus poderes.

- Muito do que dizem e/ou do que fazem – nalgumas vezes pouco mais será do que nada ou sob razoáveis intenções – os actores da popularidade é para que possam flutar na onda da boacotação... a seus olhos, dos apaniguados ou enquanto dura a projecção real ou virtual.

- Muito do que tentam os participantes na popularidade é para que seja visto mais pela espuma do que pelo que sesitua no cerne das questões: quando falam, pouco dizem, mas não saem da mira dos holofotes; quando aparecem fazem-se avisar ou até pagam para que deles falem... positivamente.

Porque nem tudo o reluzé verdade, a popularidade tem um preço e traz custos muito elevados: enquanto se é mais ou menos bem sucedido todos rejubilam, mas quando se põe o pé em plano inclinado poucos ficam para levantar ocaído... A popularidade vale o que vale e serve enquanto serve!

= Populismo, a quantos subjugas!

O recente falecimento de Hugo Chavez, na Venezuela, foi uma das mais eminentes ilustrações dopopulismo dos nossos dias: culto da personalidade e pouca capacidade de trabalhar com outros, endeusamento ou mistificação dos projectos, atitude acrítica dos seguidores e envolvência ritual, onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mudança: causas e consequencias
  • A CAUSA A DEPENDÊNCIA QUÍMICA E SUAS CONSEQUÊNCIAS
  • A fome e a miséria como causas e conseqüências
  • Desemprego no brasil causas e consequências
  • Causas e Consequências do Crescimento Demográfico.
  • causas e consequências da migrações
  • Causas e consequências da poluição do ar
  • Causas e consequências da Revolução Russa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!