População e Geografia DAMIANI

Páginas: 5 (1151 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de História
Curso de Licenciatura Plena em História





RESENHA

População e Geografia









Kerollaynne Ketry da Silva


Recife, Agosto de 2013

























Kerollaynne Ketry da Silva


RESENHA

População e Geografia






Trabalho apresentado no curso deLicenciatura Plena em História, do Departamento de História, como requisito parcial da disciplina elementar de: Geografia Física e Humana Geral.

Orientando: Kerollaynne Ketry da Silva
Orientador: Prof.ª Mariana Zerbone Alves de Albuquerque








Recife, Agosto de 2013
Epígrafe


























“Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal.”- Nietzsche
DAMIANI, Amélia Luisa. População e geografia. 9ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.

Amélia Damiani busca compreender, partindo de elementos mais simples, o conceito de população. Num estilo de geografia neopositivista, a autora tenta mostrar o estudo da população hoje, de modo que se entenda a população como sociedade transformadora do espaço. Este conceito passa por algumastransformações e adiciona vários significados no decorrer da história. Amélia busca população a partir do ponto de vista do século XVII aos olhos da teoria Malthusiana, até o século XX através da visão de Marx.
           A autora inicia mostrando (e desmascarando, mostrando o momento histórico de Malthus) o que Malthus defende, como por exemplo, a questão da miséria que para ele seria um ponto deequilíbrio no crescimento populacional, seria necessária para controlar a quantidade de pessoas que existem, deixando que a própria miséria extermine aqueles que estão em excedente. Outro ponto em que Malthus, grande polêmico, bate de frente é sobre a assistência do Estado para com os necessitados. Diz ele que quando o Estado dá auxilio aos pobres, está dando meios para que eles se reproduzam já quenaquele momento do auxilio não há miséria. Malthus trata a relação população e alimento da seguinte forma: a população cresce em ritmo geométrico e os recursos naturais em um ritmo aritmético.
            Já Marx define população bem diferente do que Malthus apontava, ele leva em consideração não a relação entre população e produtos disponível (alimentos), mas sim, a população e oferta de trabalho(que dá oportunidade a população ter esse alimento). É importante observar que nesse contexto histórico estudado estava ocorrendo a Revolução Industrial, onde se deu início ao avanço tecnológico fazendo com que máquinas substituíssem o trabalho de pessoas, da mão-de-obra. Uma vez que os trabalhadores substituídos nem sempre são realocados, há um crescimento no desemprego, e com isso, na miséria. Epor eles estarem a mercê, acabam sendo uma espécie de reserva disponível de trabalho, que será utilizada a qualquer momento, em qualquer trabalho, dependendo do que o mercado está necessitando no período.
E o que se consegue com isso? Consegue-se deixar os salários baixos e uma grande disponibilidade de mão-de-obra, mesmo que o trabalho solicitado não vise pelo bem estar do trabalhador.            Depois de 1945, fim da Segunda Guerra Mundial, surge a Teoria NeoMalthusiana, ou seja, a Teoria Malthusiana adaptada aos avanços da tecnologia. Mas, a grande diferença é que a NeoMalthusiana é uma teoria que foca em políticas públicas e que faz um comparativo entre a quantidade populacional com a disponibilidade de recursos naturais.
Percebe-se que a população é a base de toda atividade humana,e para que se possa compreende-la é necessário saber de alguns conceitos e teorias, como por exemplo, a teoria da Ótima População, que nada mais é do que o ideal de população que se produza sem existir escassez de alimentos.            
            Logo após, a autora trás a discussão acerca da dinâmica populacional. Está dinâmica é composta basicamente pela natalidade, mortalidade e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • População e Geografia: Amélia Damiani
  • resumo população e geografia amelia damiani
  • Resenha amélia damiani geografia e população
  • 3º e 4º cap.resenha populaçao e geografia de amelia luisa damiani
  • Geografia da populaçao
  • geografia da população
  • População e Geografia
  • Geografia da População

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!