popopokerface

350 palavras 2 páginas
A alienação voltada para a questão da divisão do trabalho entrou na questão onde o fruto de seu trabalho passa a não lhe pertencer, indo para as mãos dos capitalistas. Isto sedeu a partir do momento em que os operários passaram a adentrar para o chão de fábrica, ou seja, produzirem e entregarem aos patrões. A Alienação traz consigo a perda da dignidade humana provinda daMais Valia, pois perdemos a capacidade de escolha. A alienação voltada para a questão da divisão do trabalho entrou na questão onde o fruto de seu trabalho passa a não lhe pertencer, indo para asmãos dos capitalistas. Isto se deu a partir do momento em que os operários passaram a adentrar para o chão de fábrica, ou seja, produzirem e entregarem aos patrões. A Alienação traz consigo a perda dadignidade humana provinda da Mais Valia, pois perdemos a capacidade de escolha.
Em filosofia política, fala-se de alienação para designar a condição do trabalhador que, à semelhança de uma peça deengrenagem, integra a estrutura de uma unidade de produção sem ter nenhum poder de decisão sobre sua própria atividade nem direitos sobre o que produz. Transcendendo o âmbito da produção, a alienação seestende às decisões políticas sobre o destino da sociedade, das quais as grandes massas permanecem alijadas, e mesmo ao âmbito das vontades individuais, orientadas pela publicidade e pelos meios decomunicação de massas.

Trabalho alienado

O filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin mostrava explicitamente o trabalho em sua forma de alienação. O indivíduo trabalhava em uma fábrica de peçase fazia sempre a mesma coisa: apertava roscas. Mas não sabia para quê? Qual era a finalidade daquilo? Ele era um escravo do trabalho. Não havia uma finalidade para que estivesse fazendo aquilo, a nãoser receber o salário no final do mês.
O trabalho alienado, é aquele trabalho em

Relacionados