POP TELHADO X TRABALHADOR EXECUTANDO A ATIVIDADE

395 palavras 2 páginas
POP – TELHADO x TRABALHADOR EXECUTANDO A ATIVIDADE
Constituir medidas de segurança para controle (eliminação ou ao menos a mitigação) dos riscos profissionais apondo os procedimentos adequados denominados de Procedimento Operacional Padrão (POP), uma espécie de checklist que é um fator de segurança primordial tanto para o trabalhador que executa a atividade profissional que imputa em risco rotineiro ou especial, quanto para empresa, e dependendo do caso, o ambiente circunvizinho.
No caso de serviços realizados em telhados, recentemente, observando três trabalhadores que trocavam o telhado de um pequeno prédio residencial com quatro apartamentos, com cerca de trinta metros de altura, ficou evidente o completo descumprimento dos Procedimentos Operacionais Padrão para atividade em questão, na verdade desconhecem a existência dos mesmos.
É importante salientar que os mesmos não trabalhavam para uma empresa, e sim por conta própria, e forma contratados pelo proprietário do prédio. Realizavam o serviço da troca do telhado de modo completamente artesanal sem qualquer item de segurança, os chamados EPI’s e EPC’s. O que de imediato já descumpria o disposto no Código Civil em seus artigos 186, 927, 932 e 949.
Foi possível observar desde a falta de EPI’s, como botas, capacetes, cinto de segurança modelo pára-quedista (com dois talabartes), presos aos cabos guias ou pontos firmes como cabo-guia de aço para fixação dos mesmos, aliás, nem existiam esses pontos firmes. Eles simplesmente caminhavam diretamente sobre as telhas, sem utilizar tábua com antiderrapante, ignorando inclusive o alto risco que implica em chegar a menos de dois metros das bordas do telhado. Os materiais utilizados, como as telhas de cerâmica, eram içados apenas com cordas e carregados nas costas, sem tomar providências como cordas com roldanas e isolar a área imediatamente abaixo com fita zebrada.
Dentre os procedimentos POP’s listados pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do

Relacionados