POP - OS3º

2069 palavras 9 páginas
Ordem de Serviço de Terceiro em uma indústria gráfica de Goiás
Renan Guilherme Marra Cunha (PUC Goiás) renanmarra@gmail.com
Resumo
Sabendo que atualmente uma das melhores alternativas em determinadas etapas da produção é terceirização, o estágio demonstra a elaboração de um procedimento operacional no controle da entrada e saída dos materiais a terceirização. Com foco em formação de uma rotina de trabalho, usando como ferramenta o procedimento operacional padrão.
Palavras chave: Terceiro, Procedimento, Controle.

1. Introdução

A indústria gráfica tem em seu leque de clientes e serviços um número grande de materiais a serem atendidos pelos mais diversos segmentos e tipos de consumidores, desde a embalagem alimentícia, passando pelo rótulo flexível até os catálogos promocionais.
Os impressos gráficos podem ser produzidos com simples impressão com rifle e já ser encaminhado à entrega, como podem conter inúmeros processos e acabamentos especiais. Atualmente o segmento está bastante avançado no que se referem a acabamentos especiais, podendo ser usados vernizes com aromas (morango, grama cortada e chocolate) até acabamentos que simulam o veludo um estofado.
O ramo que mais utiliza destes acabamentos inovadores são as indústrias de cosméticos, com seus catálogos com os aromas dos produtos a serem vendidos até as embalagens mais inovadoras de pastas dentais.
As industriais de modo geral buscam um foco na linha de produção, normalmente as de maiores investimentos. Assim, os processos com menor demanda acabam por não sendo vantajosos, devido aos custos operacionais. Com isso a estratégia adota tem sido a terceirização.
A terceirização tem algumas vantagens nos processos de menor demanda ealguns casos de menor possibilidade de automatização. O que em uma grande indústria pode ser um processo trabalhoso e de pequena produtividade, ao terceiro é um processo de grande volume e com isso o mesmo adquire o aperfeiçoamento do processo.
O ramo de atuação onde o

Relacionados