Pop de sedimentação

Páginas: 8 (1950 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2012
ÁCIDO ÚRICO LIQUIFORM


INDICAÇÃO MÉDICA DO EXAME
A determinação do ácido úrico em amostras de sangue, urina e outros líquidos biológicos é útil na avaliação do metabolismo da purina, adenosina e guanosina e encontra-se alterada em diversas condições clinico-patológicas além da gota.

PRINCÍPIO
O ácido úrico é determinado de acordo com as seguintes reações:Uricase
Ácido úrico + O2 + H2O Alantoína + CO2 + H2O2

Peroxidase
2H2O2 + DHBS + 4-aminoantipirina Antipirilquinomina + 4H2O

A intensidade da cor vermelha formada é diretamente proporcional à concentração do ácido úrico na amostra.

AMOSTRA
Preparo do paciente
Recomenda-se jejum mínimo de 8 horas e coleta pela manhã, pois variações circadianas são observadas.Tipos de amostra
Usar soro, urina (colhida em intervalo de 24 horas) ou líquidos amniótico e sinovial. Não usar plasma, pois obtêm-se resultados falsamente diminuídos.
Urina: homogeneizar a urina, separar 10 mL, acertar o pH entre 7,0 e 9,0 com NaOH 5% e aquecer 10 minutos a 56 ºC para dissolver os cristais de urato e ácido úrico. Diluir a urina 1:10 (0,1 mL de urina + 0,9 mL de águadestilada ou deionizada). Multiplicar o resultado obtido por 10 (dez).

Armazenamento e estabilidade da amostra
O analito é estável por 3 dias entre 2 – 8 ºC e por 6 meses a 10 ºC negativos.
Volume mínimo
(Definir o volume mínimo a ser encaminhado para análise)
Volume ideal
(Definir o volume ideal a ser encaminhado para análise)
Critérios para rejeição da amostra
Urina: presença de ácidoascórbico.
Fazer referência ao manual ou POP de coleta, separação e distribuição de material.

PRODUTO UTILIZADO
Ácido Úrico Liquiform, Catálogo 73-4/30 e 73-2/100 ANVISA - 10009010071
Labtest Diagnóstica
Av. Paulo Ferreira da Costa, 600
Lagoa Santa, MG, 33400-000

Reagente 1: Armazenar entre 2 – 8 ºC.
Reagente 2: Armazenar entre 2 – 8 ºC. Padrão – 6,0 mg/dL: Armazenar entre 2 – 8 ºC. Armazenarbem vedado para evitar evaporação.

Preparo do Reagente de Trabalho: o conjunto de um frasco de Reagente 1 e de um frasco de Reagente 2 permite preparar o Reagente de Trabalho.
Opcionalmente pode-se preparar volumes menores do Reagente de Trabalho, utilizando a proporção de 4 volumes do Reagente 1 e 1 volume do Reagente 2.
Indicar o modo de preparação a ser utilizado no laboratório e o modode identificação do reagente de trabalho.
Estável 5 dias entre 15 – 25 ºC e 90 dias entre 2 – 8 ºC quando não houver contaminação química ou bacteriana. Não congelar.
Para preservar o desempenho, o reagente deve permanecer fora da geladeira somente o tempo necessário para obter o volume a ser utilizado. Evite exposição à luz solar.

Contém: tampão 80 mmol/L, pH 7,0; uricase ( 100 U/L;peroxidase ( 13300 U/L; 4-aminoantipirina 0,7 mmol/L; ácido 3,5 diclorohidroxibenzeno (DHBS) 2 mmol/L; azida sódica 0,8 mmol/L.

Precauções e cuidados especiais
1. Os cuidados habituais de segurança devem ser aplicados na manipulação do reagente. Fazer referência ao manual ou POP de segurança.
2. Os reagentes não abertos, quando armazenados nas condições indicadas são estáveis até a data de expiraçãoimpressa no rótulo. Durante o manuseio, os reagentes estão sujeitos à contaminação de natureza química e microbiana que podem provocar redução da estabilidade. O laboratório deve estabelecer a estabilidade em suas condições operacionais.
3. Os reagentes contêm azida sódica, que é tóxica. Deve-se tomar cuidado para evitar a ingestão e, no caso de contato com os olhos, lavá-los imediatamente comgrande quantidade de água e procurar auxílio médico. A azida pode formar compostos altamente explosivos com tubulações de chumbo e cobre. Utilizar grandes volumes de água para descartar o reagente. Fazer referência ao manual ou POP de segurança.
4. O Reagente de Trabalho é usualmente amarelo claro ou ligeiramente rosa. Desprezá-lo quando sua absorbância, medida contra a água, for igual ou maior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sedimentação
  • Sedimentação
  • Sedimentação
  • sedimentaçao
  • Sedimentação
  • Sedimentaçao
  • Sedimentação
  • sedimentação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!