POP de animai peçonhentos

5047 palavras 21 páginas
PROTOCOLO INSTITUCIONAL

DIRETRIZES ASSISTENCIAIS

MANUAL DE CONDUTAS AOS

Gerente do Protocolo: Dr.
Versão atualizada em dezembro de 2013

REGISTRO: PROT-INST – 000
PROTOCOLO DE CONDUTAS DE CURATIVOS DE FERIDAS PARA ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

Enfª:
Coordenação de Enfermagem:
Drº:
Farmª:

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) - CONDUTAS

1. DEFINIÇÃO
O animal peçonhento é aquele que possui a peçonha (veneno) e tem como inoculá-la em outro ser. Portanto, peçonhentos são os animais que injetam veneno com facilidade e de maneira ativa. Ex.: Serpentes, Aranhas, Escorpiões, Lacraias, Abelhas, Vespas, Marimbondos e Arraias.

2. FINALIDADE
Prevenção de erros (iatrogênicas) e retardo na chegada ao ambiente hospitalar. A vítima deve permanecer em repouso, evitando esforços físicos que promovam disseminação da peçonha. Lavar o ponto de inoculação é o único tratamento local indicado. Garrotes, perfurações do local da picada ou sucção são ações sem efetividade e com potencial iatrogênico. Não se deve perder tempo com ‘tratamentos’ advindos da cultura popular. Estimulo à diurese (40 ml/hora) e manutenção dos níveis pressóricos, via infusão de soro fisiológico 0,9%, é medida fundamental no primeiro atendimento. Monitorar pressão arterial e permitir maior ou menor gotejamento a partir dos parâmetros obtidos.

3. RESPONSABILIDADES: Médico, Enfermeiro e equipe de enfermagem.

4. RISCO / PONTOS CRÍTICOS:
Os acidentes causados por serpentes são os mais frequentes e estão principalmente relacionados à atividade humana no campo e a fatores climáticos. A maioria das serpentes é venenosa, mas a presença de dentes inoculadores de veneno é o que caracteriza a serpente peçonhenta e a diferencia da não peçonhenta. Também podemos considerar a presença da fosseta loreal (órgão termo receptor) como uma característica das serpentes peçonhentas (exceção: corais). Em caso de acidentes, sempre devemos considerar a

Relacionados