Pop'art

482 palavras 2 páginas
POP ART
Segundo Proença o movimento artístico apareceu nos Estados Unidos por volta de 1960 e
Alcançou a repercussão internacional, a expressão “pop art” vem do inglês e significa “arte popular”.
O importante nesse movimento é destruir a barreira entre arte e povo, os artistas buscavam em suas obras demonstrar o dia-a-dia das grandes cidades norte-americanas. Para a Pop Art interessa imagens, o ambiente, a vida nas cidades influenciadas pela tecnologia industrial. Os recursos expressivos são os meios de comunicação de massa, tais com cinema, a publicidade e a tevê.
Para temática desse movimento, são usados produtos industriais que azem parte da vida urbana, tais como lâmpadas elétricas, automóveis, sinais de trânsito, eletromésticos, dentifrícios, enlatados e até mesmo a imagem de grandes estrelas do cinema, pois influenciava o publico em questão através dos meios de comunicação.
Os integrantes da “pop art” conseguiram chamar a atenção ao se inspirar nestes elementos que em tese Não eram reconhecidos como arte, ao levar em conta que o consumo era marca vigente desses tempos.

Principais Artistas

Robert Rauschenberg - Criou as pinturas "combinadas", com garrafas de Coca-Cola, embalagens de produtos industrializados e pássaros empalhados.
Por volta de 1962, adotou a técnica de impressão em silk-screen para aplicar imagens fotográficas a grandes extensões da tela e unificava a composição por meio de grossas pinceladas de tinta.
Esses trabalhos tiveram como temas episódios da história americana moderna e da cultura popular.

Roy Lichtenstein - Seu interesse pelas histórias em quadrinhos como tema artístico começou provavelmente com uma pintura do camundongo Mickey, que realizou em 1960 para os filhos. Em seus quadros a óleo e tinta acrílica, ampliou as características das histórias em quadrinhos e dos anúncios comerciais, e reproduziu a mão, com fidelidade, os procedimentos gráficos. Empregou, por exemplo, uma técnica pontilhista para

Relacionados

  • Filosofia
    431 palavras | 2 páginas
  • Caetano e os mutantes são demais
    1057 palavras | 5 páginas
  • A ilha deserta
    146269 palavras | 586 páginas
  • Gilles Deleuze L Gica Do Sentido
    143667 palavras | 575 páginas