Poortugues

277 palavras 2 páginas
Esferas de atividades sociais da linguagem
LINGUAGEM E PROJETO DE VIDA
Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais.
A linguagemverbal integra a fala e a escrita (diálogo, informações no rádio, televisão ou imprensa, etc.). Todos os outros recursos de comunicação como imagens, desenhos, músicas, gestos, sons, tom de voz, etc.,fazem parte da linguagem não-verbal.
Além de informar a linguagem é usada de acordo com as nossas necessidades de uso e exercem variadas funções.
FUNÇÃO EMOTIVA: revela nossa opinião, nelaprevalece a 1ª pessoa do singular, o eu, interjeições e exclamações. Em geral, essa função é vista nas produções de biografias, memórias, poemas e cartas de amor.
FUNÇÃO REFERENTE: que fala sobrealgum contexto/ situação que relaciona os envolvidos. Nessa função predomina uma linguagem objetiva, direta, muito utilizada nas notícias de jornal, artigos de revistas e livros científicos.
FUNÇÃOAPELATIVA (CONOTATIVA): comunica para a pessoa que irá ouvir, o "Tú" ou "Você". Em geral, ela é usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.
FUNÇÃO FÁTICA:ocorre quando queremos saber se o meio de comunicação (carta, telefone, mensagem) está funcionando ou se ele está sendo compreendido pelas pessoas que o ouvem e para prolongar o assunto. Ex: “alô!”, “ entenderam?”, "você concorda? não acha?".
FUNÇÃO POÉTICA: revela recursos imaginativos, afetivas, além de valorizar as palavras e as possíveis combinações. É, assim, uma linguagem figuradaapresentada em obras literárias, letras de música, em algumas propagandas, entre outras.
FUNÇÃO METALINGUISTICA: é a linguagem usada para explicar a si mesma, um texto que comenta outro texto. Essafunção é vista, principalmente, nos dicionários, glossários.

Relacionados

  • poortugues
    374 palavras | 2 páginas
  • Poortugues
    395 palavras | 2 páginas
  • O Imbecil Coletivo
    163516 palavras | 655 páginas