poooper

279 palavras 2 páginas
Concepção indutivista vs concepção de Popper

Na construção científica são apresentadas duas posições: a concepção indutivista e a concepção de Popper. Os pilares da concepção de Popper são asconjecturas (hipóteses) e as falsificações (refutações), enquanto que os pilares da concepção indutivista são a verificação e a experimentação. Estas duas concepções estudam o método, o critério decientificidade, o estatuto do conhecimento científico e o desenvolvimento da ciência.

A concepção indutivista de ciência apresenta o raciocínio indutivo como raciocínio por excelência do trabalhocientífico. Toda a investigação se centra na tentativa de verificação das hipóteses formuladas, por intermédio de uma experimentação particular e controlada, aplicando-se depois à generalidade dos casos. Ashipóteses científicas não podem ser objecto de uma verificação conclusiva, mas podem ser confirmadas. Neste sentido, o progresso consiste na acumulação de conhecimentos cientificamente comprovadospela experimentação, com base em teorias.

A concepção de Popper critica o método indutivista, afirmando que uma teoria precede a observação sendo o ponto de partida as hipóteses/ factos- problemas enão a observação de factos. A observação de casos particulares não permite nunca confirmar uma hipótese ou uma teoria. O critério de cientificidade desta concepção é falsificar as hipóteses ou teorias(e não verificá-las), com o objectivo de se aproximar da verdade, evoluindo de forma contínua pela eliminação contínua de erros. Nesta concepção, uma hipótese científica é aceite ou corroboradaenquanto não for negada.

Quanto ao método usado na ciência, concordo com os métodos usados nas duas concepções pois os cientistas por vezes constatam princípios particulares através daexperimentação/observação e daí tiram princípios gerais (teorias); e outras vezes partem de uma ideia geral que têm acerca das coisas e posteriormente a verificam. No critério de cientificidade, sou

Relacionados

  • matematica poooper
    3318 palavras | 14 páginas