Pontos possitivos e negativos do sistema erp

682 palavras 3 páginas
08/07/2008 -- 09h18
A difícil tarefa de mudar
Apesar de todo avanço da tecnologia e da administração, uma boa parte do empresariado ainda resiste na sua adoção

[pic][pic][pic]

Numa conversa com um empresário, fiquei absolutamente estarrecido, ele não soube responder uma pergunta básica da administração de empresas: "qual o custo do seu produto?". Pensando nessa situação, conversei com outras pessoas, indagando o mesmo assunto e o que veio, foi no mínimo assustador: nenhuma ferramenta de controle, controles totalmente falhos, assessorias desastrosas, empresas endividadas, desperdícios...

O Brasil ainda apresenta um cenário, onde a grande maioria das novas empresas fecha, antes do primeiro ano. Por muito tempo, esse fracasso foi atribuído à falta de planejamento, mas não é verdade. O planejamento é apenas um dos diversos fatores que contribuem para o sucesso (ou não) das companhias, organização, direção, controle constante e retorno das informações ao sistema (era do conhecimento), podem ser citados como componentes fundamentais da vida da empresa – e do empresário.

Ainda existe uma enorme resistência à administração profissional, e ao profissional de administração, em parte, por causa dos aventureiros da década de 80 e dos profissionais "meia-boca" que pintam por aí. Mas o principal problema, é mesmo a resistência às mudanças. "Minha empresa sempre funcionou assim e vai continuar desse jeito", ainda que se demonstre o prejuízo que a empresa absorve o tempo todo e que essa situação pode se tornar falimentar. O empresário resiste, o orgulho nubla sua visão, o descaso e desmerecimento dos profissionais da área completam o cenário.

Não é de se admirar, que diversas empresas tenham enfrentado situações de falência nos últimos anos, não apenas pelas "maracutaias" que praticavam, mas principalmente pela inabilidade de seus gestores, pela falta de competência e controles adequados, pelo comodismo e principalmente, pela resistência às mudanças.

A

Relacionados

  • Logística
    9111 palavras | 37 páginas