Ponto de Mutação

Páginas: 3 (616 palavras) Publicado: 16 de julho de 2014
IFSP- Instituto Federal- São Paulo
Licenciatura em Geografia
Cristiane Vicente de Mello

Resenha critica
“Ponto de mutação”

Ponto de mutação de Bernet Capra é um filme que levanta oquestionamento sobre o mundo contemporâneo. A física Sonia Hoffman, o poeta Thomas Harriman e o politico Jack Edwards discutem sobre questões clássicas, sobre a vida, sobre a relação do homem com o planetaterra e as consequências de seus atos sobre o mesmo.

A discussão gira em torno da percepção errada sobre a qual a humanidade tem vivido considerando tudo de forma isolada, quando na verdade tudo estáintimamente interligado.Com relação a isso, a física fala que a concepção de mundo mecanicista elaborada por Descartes não se adequa a atual realidade. Seguindo a teoria de Descartes, a naturezaseria como uma maquina que poderia ser desmontada para ser entendida.

No filme, fala-se da preocupação com a questão ambiental e de como o ambiente tem sido devastado devido ao crescentedesenvolvimento industrial e pelo fortalecimento cada vez maior do capitalismo. Nesta forma sistêmica de pensar, identificamos os pilares como sendo as conexões. O que não vemos, o que não entendemosnecessariamente não pode ser abominado, relegado sob pena de nossa cegueira.

Somos toda uma parte da teia imensurável e inseparável das relações, é nossa responsabilidade perceber as possibilidades do amanhã,pois antes de tudo somos os únicos responsáveis por nossas descobertas, nossas palavras, nossas ações, e os reflexos das mesmas no universo em que estamos inseridos.
Descartes retomou uma cisão no serhumano já realizado pelos gregos, a saber, o homem é corpo e alma. Ele conseguiu agravar essa separação. O homem é uma coisa pensante dentro de uma coisa externa, uma alma aprisionada num corpo, com oqual se comunica através de uma medula cerebral.

Dentre os êxitos que essa maneira de ver o mundo e o homem, esse paradigma científico, propiciaram, basta olhar para os avanços da microbiologia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ponto de mutacao
  • Ponto de Mutaçao
  • O PONTO DE MUTACAO
  • O ponto de mutação
  • ponto de mutação
  • Ponto de mutação
  • ponto de mutação
  • O ponto de mutação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!