ponto de fusao

Páginas: 11 (2688 palavras) Publicado: 6 de julho de 2013
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Setor de Ciências Exatas e Naturais
Departamento de Química
Licenciatura em Química








Determinação do Ponto de Fusão de um Composto







Carolina Della Vechia RA.: 061031306







Relatório apresentado
à disciplina de QuímicaGeral e Inorgânica
Experimental,
Profº Elias Ionashiro.









PONTA GROSSA, 09 de Maio de 2007.
Introdução:

Ponto de Fusão:
Os compostos iônicos são geralmente sólidos, com elevados pontos de fusão e ebulição. Ao contrario, os compostos covalentes são geralmente gases, líquidos ou sólidos de baixo ponto de fusão. Esses contrastes são decorrentes dasdiferenças nas ligações e na estrutura dos mesmos.
Os compostos iônicos são constituídos por íons positivos e negativos, dispostos de maneira regular num reticulo cristalino. A atração entre íons é de natureza eletrostática e não-direcional, estendendo-se igualmente em todas as direções. Fundir o composto significa romper o reticulo. Isso requer uma energia considerável. Por isso, os pontos de fusãoe ebulição geralmente são elevados e os compostos muito duros.
Compostos contendo ligações covalentes são, em geral, constituídos por moléculas discretas. As ligações são direcionais e fortes ligações covalentes mantêm os átomos unidos para formar uma molécula. No estado sólido, as moléculas são mantidas por forças de Van der Waals fracas. Para fundir ou evaporar os compostos, precisa-seapenas fornecer uma quantidade de energia suficiente para sobrepujar as forças de Van der Waals. Consequentemente, compostos covalentes são geralmente gases, líquidos ou sólidos moles, com baixo ponto de fusão.
Em alguns casos, como no diamante e na sílica, SiO2, todos os átomos estão ligados covalentemente formando um reticulo gigante, ao invés de moléculas discretas. Nesses casos, existe umreticulo tridimensional, apresentando ligações covalentes fortes em todas as direções. Uma grande quantidade de energia é necessária para romper o reticulo. Por isso o diamante, a sílica e outros materiais que possuem retículos tridimensionais gigantes são muito duros e apresentam elevados pontos de fusão.

Forças Intermoleculares:

Formação de Fases Condensadas:
As forças intermoleculares sãoresponsáveis pela existência das varias diferentes “fases” da matéria. Uma fase é uma forma da matéria que tem composição química e estado físico fundamental. As fases da matéria incluem os três estados físicos comuns, sólido, liquido e gás. Muitas substâncias têm mais de uma fase sólida, com arranjos diferentes dos átomos ou moléculas. Por exemplo, o carbono tem varias fases sólidas, sendo umadelas o diamante e outra a grafita. Uma fase condensada significa simplesmente uma fase sólida ou líquida.
A temperatura na qual um gás se condensa para formar um liquido ou um sólido depende da pressão e da intensidade das forças atrativas entre as moléculas. A Tabela 1 resume essas interações e compara suas energias com as energias típicas das ligações iônicas, que são muito mais fortes doque quaisquer interações moleculares. E, para se poder falar de todos os líquidos – soluções e líquidos puros -, descreve-se também as forças que agem quando íons estão presentes em um liquido molecular como a água.








Forças Íon – Dipolo:
Um íon em água tem um certo número de moléculas de água a ele ligadas. A ligação de moléculas de água a partículas solúveis, especialmente íons,é chamada de hidratação. A hidratação é devida ao caráter polar da molécula de H2O. A carga parcial negativa do átomo de O é atraída pelo cátion e cargas parciais positivas dos H são repelidas. Espera-se, por isso, que moléculas de água se aglomerem ao redor do cátion, com os átomos de O apontando para o interior e os átomos H apontando para o exterior. Espera-se o arranjo inverso no caso de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ponto de fusão
  • Ponto de fusao
  • Ponto de fusão
  • ponto de fusão
  • ponto de fusão
  • ponto de fusao
  • Ponto de fusão
  • ponto de fusão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!