Ponto de Fusão

Páginas: 6 (1366 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE
CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA

MÁRLON SOARES PEREIRA RODRIGUES





















RELATÓRIO AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DA TEMPERATURA DE FUSÃO



















Vitória da Conquista – Bahia
Maio – 2008
MÁRLON SOARES PEREIRARODRIGUES
















RELATÓRIO AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DA TEMPERATURA DE FUSÃO

QUÍMICA ORGÂNICA FUNDAMENTAL I










Trabalho apresentado ao Curso de
Fármacia da UFBA - Universidade
Federal da Bahia
Professora: Mariluze Cruz
Unidade: Vitória da ConquistaVitória da Conquista – Bahia
Maio – 2008
INTRODUÇÃO


O estudo das propriedades físicas das substâncias permite a identificação e caracterização da pureza da substância ou de eventual solução misturada. Os pontos de fusão e ebulição são medidos para se identificar de qual substância a amostra se trata por meio da aferição desses pontos, caso haja diferença de 0,5 a até 2,0 ºC na mudança detemperatura durante a fusão ou ebulição de uma substância ela é dita pura, caso a diferença seja maior que esse intervalo já se caracteriza uma mistura.
O ponto de fusão é a temperatura necessária para que um composto passe da fase de agregação sólida para a líquida, diminuindo as interações moleculares que ocorriam na fase sólida, justifica-se essa diminuição pelo aumento na agitação molecularcom a crescente temperatura que a amostra é exposta, por meio dos pontos de fusão já conhecidos das substâncias que possibilitou a identificação de quais substâncias se tratavam em cada amostra.




























OBJETIVO


O experimento revela as influencias das interações moleculares nos pontos de fusão e ebulição das substancias, por meio da medidadessas temperaturas especificas pode-se dizer se um composto possui ou não maior força de atração entre suas moléculas, seja ela por ligações de hidrogênio, dipolo permanente-dipolo permanente, dipolo permanente-dipolo induzido, dipolo induzido-dipolo induzido, com a descoberta dos pontos de fusão das amostras pode ser feita a identificação das mesmas, e assim uma análise meticulosa do porque talsubstância possuía maior ponto de fusão que outra.
























MATERIAL E MÉTODOS

Materiais e equipamentos utilizados:
Termômetros (0-300 ºC)
Tubos capilares
Vidro de relógio
Almofariz
Pistilo
Espátula
Amostras A, B e C
Chama de vela
Determinador de temperatura de fusão

Métodos:

É necessário que as amostras estejam bem maceradas para isso elasdevem ser colocadas dentro do almofariz (grau) para que sejam maceradas pelo pistilo e assim fiquem em partículas menores. Após a redução do tamanho das partículas das amostras é necessário que os tubos capilares sejam devidamente fechados, usa-se então a chama de uma vela para que o vidro duma das extremidades do tubo se feche, movimentos giratórios com o tubo são feitos próximos a chama para queassim essa extremidade se feche possibilitando a colocação das amostras, por serem três amostras, três tubos capilares devem ter uma de suas extremidades fechadas.
Com a espátula as amostras já maceradas são colocadas cada uma em vidros de relógio (três), coloca-se uma quantidade considerável das amostras dentro dos tubos capilares, com o devido cuidado, pois os capilares possuem uma relativafragilidade, algo em torno de 1 cm de amostra ao longo do capilar é o necessário.
O determinador agora será usado, os três tubos são colocados cada um num dos orifícios do determinador, sem esquecer de que amostra cada tubo se trata, e no orifício maior introduz-se o termômetro para que seja possível a aferir a temperatura, depois de ligado o determinador deve ser ajustado com uma baixa variação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ponto de fusao
  • Ponto de fusão
  • Ponto de fusao
  • Ponto de fusão
  • ponto de fusão
  • ponto de fusão
  • ponto de fusao
  • Ponto de fusão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!