Ponto de fusão

Páginas: 4 (911 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
Ponto de Fusão _____________________________________________________________
1) Objetivo:
Determinar o ponto de fusão de uma substância pura e, depois, identificá-la a partir da listafornecida pelo professor.
2) Fundamento Teórico:
É a temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o estado líquido. Se a substância é pura, a temperatura permanece constantedurante a fusão. Apenas quando todo sólido estiver fundido é que o aquecimento produz um aumento de temperatura. O comportamento de um sólido impuro em termos de fusão é bem diferente. O sólido geralmenteinicia sua fusão a uma temperatura abaixo do seu ponto de fusão da substância pura. Além disso, temperatura cresce continuamente durante o processo de fusão da substância pura. Portanto, qualquerevidência de aumento na temperatura durante a fusão sugere a presença de impurezas.
De máxima importância nesse gráfico é o trecho central e horizontal da curva. Para melhor entendimento, usaremos oexemplo do gelo; esse trecho indica que, enquanto o gelo está derretendo, o tempo vai passando, mas a temperatura permanece constante, esta é a chamada temperatura de fusão ou ponto de fusão do gelo.Generalizando, devemos dizer que sempre que uma substância pura muda de estado físico ou estado de agregação à temperatura permanece constante enquanto a mudança estiver se processando. Istoequivale a dizer que o gráfico, da variação da temperatura em função do tempo, correspondente a uma substância pura, sempre apresentará um trecho horizontal, nos instantes em que a substância estivermudando de estado; se, pelo contrário, a substância não for pura, o trecho citado deixará de ser horizontal.
Há vários métodos de determinar o ponto de fusão, entre eles alguns são via experimentos deaquecimentos da solução em banho de aquecimento com substância de ponto de ebulição maior, ou aparelhos de resistência elétrica equipados com termômetros. Um método comum é o de aquecer uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ponto de fusao
  • Ponto de fusão
  • Ponto de fusao
  • ponto de fusão
  • ponto de fusão
  • ponto de fusao
  • Ponto de fusão
  • ponto de fusão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!