Ponto de fusão e solubilidade de substâncias

Páginas: 7 (1535 palavras) Publicado: 13 de abril de 2013
Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento de Química

Ponto de Fusão e Solubilidade de Substâncias
Prática II de Segurança e Técnicas Básicas de Laboratório

Alunos: Isabela Fernanda Teotonio Rafael Augusto de Lima Barbosa Curso: Química Tecnológica Turma: F2

Data de realização da experiência: 04 de Abril de 2013

1

Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento deQuímica

INTRODUÇÃO

Propriedades físico-químicas são de suma importância para a caracterização de substâncias. Em seu estado puro estas substâncias possuem propriedades bem definidas e já conhecidas experimentalmente, destas podemos destacar o ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, solubilidade, índice de refração, entre outros. O ponto de fusão é definido pelar forças de interações entremoléculas ou íons dos compostos, quanto mais forte essas interações mais alto será o ponto de fusão. Este critério é bastante utilizado para determinação de pureza de matérias-primas em farmácias de manipulação, que exigem alta precisão nos resultados experimentais. Quanto menos pura substância mais divergente será o PF, podendo ser maior ou menor que o valor esperado. Já a solubilidade é acapacidade de uma substancia se dissolver em outra e isto tem grande relação com a polaridade do soluto e solvente, pois se polares tendem a dissolver polares e apolares a dissolver a polares. Existe uma capacidade máxima de soluto por solvente é o que chamamos de coeficiente de solubilidade.

OBJETIVOS

Determinação de pureza através do ponto de fusão de compostos orgânicos e solubilidade emsolventes distintos.

PROCEDIMENTOS Determinação do Ponto de Fusão - Foi montado um aparelho de determinação do ponto de fusão utilizando o tubo de Thiele com óleo. - Fechou-se uma das extremidades de quatro tubos capilares com a chama do bico de bunsen. - Adicionou-se ácido acetilsalicílico recristalizado, acetanilida, paranitroacetanilida e acetato de sódio nos tubos capilares que foram acopladosatravés de uma gominha de látex à um termômetro de 260ºC. - O termômetro foi preso a uma garra e inserido no sistema de forma que a gominha ficasse fora do óleo (Figura 1). O sistema é aquecido pela alça do tubo de thiele.

2

Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento de Química

FIGURA 1: Sistema de determinação do ponto de fusão.

Determinação de Solubilidade - Em três tubos deensaio numerados (1,2,3) foram adicionados separadamente 0,02 gramas de cloreto de sódio (1), acetanilida (2) e acetato de sódio (3). A cada um adicionou-se duas gotas de água destilada e agitou. Após a observação adicionou-se mais duas gotas em cada e agitou. - Adicionou-se duas gotas de água até que o liquido se dissolvesse . - O mesmo procedimento foi realizado utilizando como solvente acetona edepois tolueno, entretanto o máximo de gotas neste caso foram 12 gotas. Avaliação de miscibilidade - Em um tubo de ensaio adicionou-se água (cerca de 2 cm de altura). Uma gota de detergente foi adicionada e o sistema agitado. O mesmo procedimento foi realizado utilizando tolueno no lugar de água.

3

Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento de Química RESULTADOS E DISCUSSÃODeterminação do Ponto de Fusão Através das observações experimentais foram obtidos os resultados da Tabela 1.

Tabela 1 Substância Ácido Acetilsalicílico Recristalizado Acetanilida 4'-Nitroacetanilida Acetato de Sódio Processo de Fusão/Temperatura (ºC) Início Término 131 114 75 132 118 Observações

Decomposição em 170ºC Entretanto solidificou novamente em 130 ºC

Através dos resultadosexperimentais algumas podemos definir o que cada valor representa. O ácido acetilsalicílico recristalizado obteve uma variação muito curta de temperatura durante a fusão, como já conhecemos definições teóricas e gráficas de substâncias puras, sabemos que quanto mais estável o patamar dos pontos de fusão e ebulição, mais puras são as amostras trabalhadas. Podemos definir o AAC, com um bom grau de pureza e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CARACTERIZAÇÃO DE UMA SUBSTÂNCIA PURA PONTO DE FUSÃO E SOLUBILIDADE
  • Solubilidade e Ponto de Fusão e Ebulição
  • Procedimento ponto de fusao, solubilidade e miscibilidade
  • identificar substancias atraves do ponto de fusão
  • determinação do ponto de fusão de substâncias puras
  • RELATÓRIO DE SEGURANÇA E TÉCNICAS DE LABORATÓRIO II: CARACTERIZAÇÃO DE UMA SUBSTÂNCIA PURA – PONTO DE FUSÃO E...
  • Anel Benzênico, Ponto de Fusão, Ebulição e Estado dos Compostos, Pontos de Fusão e Ebulição dos Compostos...
  • Experiência 8

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!