Ponto de fusão e ebulição

Páginas: 5 (1074 palavras) Publicado: 1 de abril de 2013
SUMÁRIO

Introdução 2
Objetivos 3
Materiais necessários 4
Procedimento experimental 5
Resultado e discussão 6
Conclusão 7
Bibliografia 8




INTRODUÇÃO

Boa parte dos compostos químicos usados emlaboratórios são líquidos ou sólidos, a pureza ou grau de pureza destes compostos podem ser determinadas a partir de suas constantes físicas, cada composto químico possui suas próprias constantes.
Destas constantes podem-se destacar três, são elas: Ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade a determinação dessas constantes é de fundamental importância para o cálculo do grau de pureza de umcomposto.
O grau de pureza de um composto servirá para determinar a quantidade usada nas reações bem como a quantidade de produto formada dentre outros cálculos.
Em geral, impurezas fazem com que o ponto de fusão diminua e aumente e ponto de ebulição devido às interferências nas interações entre as moléculas
Ponto de fusão; Na maioria das substâncias no estado sólido seus átomos se encontramdispostos em uma estrutura cristalina esta estrutura confere ao sólido sua resistência. Porém esta estrutura não é homogênea podendo haver imperfeições na forma de vazios, defeitos, mudança de direções cristalinas, etc. Com o aumento da temperatura, a energia térmica faz com que os átomos destas estruturas vibrem cada vez mais, aumentando os defeitos da estruturas. No momento da fusão há tantosdefeitos na estrutura que ela não é mais estável. O material perde a capacidade de resistir a tensões de cisalhamento e se torna um líquido.
Ponto de ebulição; O ponto de ebulição de uma substancia é definido como a temperatura em que a pressão de vapor de um liquido é igual à pressão exercida sobre sua superfície, sendo conhecido como ponto de ebulição normal, a temperatura em que a pressão de vapordo líquido é igual à pressão atmosférica que equivale a 1atm ou 760mmHg. Isso diz que o ponto de ebulição é a temperatura na qual uma substância pura ou uma mistura azeotrópica líquida passa do estado líquido para o estado gasoso, ou seja, é uma pequena faixa de temperatura em que o vapor e o líquido coexistem harmonicamente. Geralmente o ponto de ebulição de um composto orgânico líquido dependedas forças de interação entre as moléculas nos mesmos, também conhecidas como forças de Van der Waals, que podem ser de três tipos: dipolo-induzido, dipolo-permanente, e, ligações de hidrogênio.

OBJETIVOS
Determinar propriedades físicas, tais como: ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade, de compostos orgânicos, em laboratório com a utilização de materiais e dispositivos de simplesmanuseio e algumas adaptações nos materiais utilizados.

MATERIAIS NECESSÁRIOS
A. Vidraria e afins
1 Béquer, 250 mL
1 Béquer, 50 mL
1 Termômetro, 0 – 100 °C
1 Tubo de ebulição
1 Tubo de ensaio (5 X 50)
1 Tubo capilar para ponto de fusão
1 Proveta, 50 mL

C. Substâncias-problema (s. p.):

BenzofenonaEtanol
Clorofórmio

B Equipamentos

1 Tripé
1 Garra
1 Mufa
1 Tela de amianto
1 Suporte universal
1 Balança semi-analítica

D. Diversos

Papel (de filtro) absorvente
Marcador de vidro
1 pedaço de barbante
Acetona




































PROCEDIMENTOEXPERIMENTAL
Ponto de fusão

Foi introduzida uma pequena quantidade de benzofenona, cerca de 5 mm de altura, em um tubo capilar selado em uma das extremidades, o tubo foi ajustado, com o auxílio de um anel de borracha, a um termômetro de modo que o tubo ficasse à mesma altura do bulbo do termômetro, o conjunto foi preso a um suporte e introduzido em um béquer (50 mL) com o cuidado do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Determinação de pontos de fusão e ebulição
  • Solubilidade e Ponto de Fusão e Ebulição
  • Determinação dos pontos de ebulição e fusão.
  • Ponto de Fusão e Ebulição
  • ponto de fusão e ebulição
  • Pontos de Fusão e Ebulição
  • Relatório ponto de fusão e ebulição
  • Ponto de fusão e ebulição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!