ponto de ebulicao da agua e do oleo

Páginas: 7 (1541 palavras) Publicado: 27 de janeiro de 2015






































































0. Introdução

O ponto de ebulição de umasubstância é definidocomo a temperaturaemque a pressão de vapor de um liquido é igual a pressãoexternaexercidasobreumasuperfície, sendoconhecidocomoponto de ebulição normal a temperaturaemque a pressão de vapor dolíquido é igual a pressãoatmosféricaqueequivale a 1 atmou 760mmHg.
Quando se aquece um líquido a suatemperaturaaumentaprogressivamenteatéatingir o ponto de ebulição. Durante aebulição a energiafornecidaatravés do aquecimento é utilizadanavaporização do líquido e porisso a temperaturanãoaumentará. A temperaturamanter-se-á constanteatéquetodo o líquidotenhaevaporado. Sendoassmim ogtrabalhocingir-se-a a determinacao de duassubstanciaspurasdenominadademnte o oleo vegetal e aaguadestlada, no qua lira se efectuar a detreninacaodestaque e’ uma das propriedadesespecificas da substancias, registando-se a temperature emque a a temperature destassubstanciastorna-se invariavel.
















1. Fundamentação teórica
1.1. Propriedades das substâncias

Como uma substância temsempre o mesmo tipo e a mesma quantidade de átomos,as suas propriedades são sempre as mesmas. Assim, as substâncias podem seridentificadas a partir dessas suas propriedades que são imutáveis.


a) Propriedades Gerais
São aquelas propriedades apresentadas por todas as substâncias, como massa e extensão.
b) Propriedades Funcionais:
As substâncias que pertencem a um mesmo grupo funcional (comoos ácidos, as bases, os sais e os óxidos) possuem propriedades que se repetem entre elas. Por exemplo, as substâncias do grupo ácido costumam ter sabor azedo, enquanto que as do grupo básico possuem em comum o sabor adstringente e cáustico.
c) Propriedades Específicas:
São as propriedades que cada substância individualmente apresenta. As principais propriedades específicas são: físicas, químicase organolépticas. Vejamos cada uma delas:
Propriedades Físicas:
Dizem respeito a características inerentes ou particulares, que independem da transformação da substância com outras. São fenômenos de medidas físicas, como a densidade, os pontos de fusão e ebulição, o calor específico, a solubilidade, etc.
Por exemplo, o ponto de ebulição do éter não é o mesmo que o do óleo lubrificante paraautomóveis. O éter tem a propriedade física de se evaporar facilmente, enquanto que com o óleo isto não ocorre.
Essa propriedade é muito importante principalmente para a identificação das substâncias.
Propriedades Químicas:
São aquelas relacionadas às transformações químicas que as substâncias sofrem, ou seja, são transformações que alteram as suas constituições. Por exemplo, o ferro enferruja, noentanto, isso dificilmente ocorre com o ouro. Outro exemplo: o álcool sofre combustão, a água não.
Propriedades organolépticas:
São aquelas que percebemos pelos nossos sentidos, como o sabor, o cheiro, o odor e a cor. Por exemplo, podemos distinguir um anel de ouro de um de prata simplesmente pela cor.
No entanto, apesar de serem úteis, essas propriedades nem sempre podem ser utilizadas para aidentificação de determinados compostos. Como não sabemos de que material se trata, não podemos cheirá-lo ou ingeri-lo, pois tais ações podem ser potencialmente tóxicas e fatais.


1.1.1. ponto de ebulição 
O ponto de ebulição ou temperatura de ebulição refere-se ao período de um processo onde um líquido está a sofrer mudança de fase reduzindo sua fração em estadolíquido e aumentando suafração em estado gasoso, dadas as condições limítrofes como pressão atmosférica e taxa de calor - de forma mais rápida possível - geralmente de forma a observarem-se a formação rápida de bolhas de gás no interior do líquido que, emergindo à superfície, dispersam-se na fase gasosa. Usualmente "ponto de ebulição" refere-se também à temperatura (ou temperaturas) nas qual esta condição ocorre.

De...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ponto de Fusão e Ebulição da água
  • RELATÓRIO DOS EXPERIMENTOS PARA DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO DO NAFTALENO, PONTO DE EBULIÇÃO DA ÁGUA E DAS...
  • SUBSTÂNCIAS PURAS E PONTO DE EBULIÇÃO DA AGUA
  • Determinação do ponto de ebulição da água da torneira
  • Ponto de ebulição
  • PONTO DE EBULIÇÃO E CURVA DE EBULIÇÃO
  • Ponto de ebulição
  • ponto de ebulição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!