PONTIF CIA UNIVERSIDADE CAT LICA DO PARAN 1256

751 palavras 4 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
PUCPR

Anthony Proença Bruno Vinicius
Gabriel Fleichmann Guilherme Rech
Ramon Krul

RELATÓRIO: ANTIBIOGRAMA E CONTROLE ALTERNATIVO DE BACTÉRIAS

CURITIBA 2015
INTRODUÇÃO

Antibiograma é um teste laboratorial realizado para determinar a sensibilidade de uma bactéria a um ou mais antibiótico. A metodologia de Kirby e Bauer é a mais difundida e utilizada devido a sua praticidade de execução e confiabilidade de resultados. Este método consiste na aplicação de discos impregnados com antimicrobianos em culturas microbianas devidamente identificados.
Os antibióticos, em sua grande maioria, são produzidos por microrganismos que fazem a síntese completa ou parcial da molécula de atividade reconhecida; podem apresentar a capacidade de inibir o crescimento dos microrganismos (bacteriostáticos) ou levar a célula à morte (bactericidas). São divididos em classes: Antibióticos β-lactâmicos e Penicilinas. Segue abaixo uma tabela contendo alguns antibióticos e seus produtores.
Antibiótico
Microrganismo produtor
Penicilina
Penicillium spp.
Cefalosporinas
Cephalosporium spp.
Estreptomicina
Streptomyces griséus
Tetraciclinas
Streptomyces spp.
Colistina
(polimixina E)
Bacillus colistinus
Bacitracina
B. subtilis
Vancomicina
Streptomyces orientalis
Obs: Existem mais de 20.000 antibióticos descritos. Antibióticos podem agir de maneiras diferentes dependendo da bactéria ser Gram Positiva ou Gram Negativa. Em geral, nas bactérias Gram negativas os antibióticos agem dentro da célula, devido a sua parede celular fina (camada de peptideoglicano menor), ou seja, podem inibir a síntese proteica, inibir a síntese de ácidos nucleicos e atuar na replicação cromossômica, mas também há antibióticos que interrompem a síntese de peptideoglincano, como alguns β-lactâmicos. Nas bactérias Gram positivas, por apresentarem uma parede celular mais rígida, os antibióticos agem na mesma, como já

Relacionados