PONTIF CIA UNIVERSIDADE CAT LICA DE GOI S HIDRAULICA

1314 palavras 6 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DISCIPLINA: HIDRÁULICA

ALUNOS: RAFAEL AMARAL DE SOUZA
JOÃO PEDRO PASCHOAL

Atividade externa da disciplina de hidráulica:
ENCANAMENTOS COMPOSTOS E GOLPE DE ARIÉTE

GOIÂNIA, DEZEMBRO DE 2014

INTRODUÇÃO

O distúrbio conhecido como "golpe de aríete" pode causar danos a tubulações, sensores de pressão, medidores de vazão e outros componentes de sistemas hidráulicos.Tendo em vista a crescente automação destes sistemas, é importante que os profissionais de eletrônica e mecatrônica estejam familiarizados com os aspectos básicos deste fenômeno e com as medidas que podem ser adotadas para proteger os equipamentos mais vulneráveis.

DESENVOLVIMENTO

O golpe de aríete (também conhecido na literatura em inglês e na internet pelo nome de "water hammer" i.e. "martelo de água") é um distúrbio que consiste em fortes oscilações de pressão, normalmente disparadas por mudanças bruscas na velocidade de escoamento de um líquido dentro de um encanamento.
As mudanças de velocidade capazes de gerar um golpe de aríete podem ser provocadas, por exemplo, pelo fechamento muito rápido de uma válvula, pela partida ou parada súbita de uma bomba etc.
As consequências indesejáveis do golpe de aríete
Os surtos de pressão sucessivos causadas por um golpe de aríete costumam alcançar valores muitas vezes superiores à pressão normal de trabalho e, além disto, são de natureza vibratória, o que aumenta o seu poder destrutivo.
Mesmo quando não causa danos imediatos, o golpe de aríete, repetido muitas vezes, pode trazer problemas a médio ou longo prazo pelo fenômeno de fadiga de material.
Como resultado, podem ocorrer problemas em sistemas hidráulicos como, por exemplo, enfraquecimento de vedações, vazamentos, ruptura de canos e conexões, ou danos a outros componentes do sistema.
Os sensores usados em sistemas de automação industrial são especialmente vulneráveis, conforme será detalhado mais adiante.
Já em instalações hidráulicas de

Relacionados