Pontes

Páginas: 3 (561 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014











PONTES









O que permite que uma ponte em arco se estenda por distâncias maiores do que uma ponte em viga? O que faz com que uma ponte suspensa atravesse umadistância sete vezes maior do que a de uma ponte em arco? A resposta está em como cada tipo de ponte lida com duas forças importantes, chamadas de compressão e tração:
Compressão: é uma força que agepara comprimir ou diminuir a coisa sobre a qual está agindo;
Tração: por sua vez, é uma força que age para expandir ou aumentar a coisa sobre a qual está agindo.
Um exemplo simples e que vemos semprede compressão e tração é uma mola. Quando pressionamos ou empurramos as duas extremidades da mola uma em direção a outra, nós a comprimimos. A força de compressão diminui a mola. Quando a puxamos paracima, ou puxamos as duas extremidades em sentidos contrários, criamos uma tração na mola. E essa força de tração estica a mola.
A compressão e a tração estão presentes em todas as pontes, e étrabalho do projeto da ponte lidar com essas forças sem o risco de que a ponte entorte ou rache. Entortar é o que acontece quando a força de compressão ultrapassa a habilidade de um objeto em lidar com essacompressão, e rachar é o resultado do excesso de tração sobre o objeto. A melhor maneira de lidar com essas forças é dissipá-las ou transferi-las. Dissipar força é espalhá-la sobre uma grande área,fazendo com que nenhum ponto tenha de suportar o impacto da força concentrada. Transferir força é mudá-la de uma área de fraqueza para uma área de força, uma área projetada para suportar a força. Umaponte em arco é um bom exemplo de dissipação. Já a ponte suspensa, por outro lado, é um bom exemplo de transferência
Uma ponte em viga é basicamente uma estrutura horizontal rígida colocada sobre duascolunas, uma em cada extremidade. O peso da ponte e qualquer tráfego que houver sobre ela são suportados diretamente pelos postes. O peso vai diretamente para baixo.
Compressão
A força de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ponte
  • Pontes
  • Ponte
  • ponte
  • Pontes
  • pontes
  • pontes
  • Pontes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!