Pontes hidrogênio

Páginas: 3 (513 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2011
Pontes de hidrogênio

Pontes de hidrogênio, ligação química caracterizada por uma ligação covalente entre o hidrogênio e uma ligação covalente com o oxigênio (O), nitrogênio (N) ou flúor (F), e umainteração do tipo dipolo-dipolo entre o átomo de hidrogênio e um átomo de oxigênio (O), nitrogênio (N) ou flúor (F). Por exemplo, a molécula de água pode formar ligações do tipo ponte de hidrogêniocuja representação é:
[pic]
A linha contínua indica a ligação covalente, e a linha tracejada, a ligação gerada pela interação entre os dipolos elétricos presentes no oxigênio e no hidrogênio. Os trêsátomos envolvidos em uma ligação desse tipo, que podemos representar genericamente por [pic], podem ser unidos por uma linha reta. Entretanto, ângulos AHB de até 30° já foram medidos.
Ligaçãocovalente ou molecular ou homopolar, tipo de ligação química responsável pela coesão molecular. A principal característica da ligação covalente é o compartilhamento de um par de elétrons de valência pelosátomos que formam a molécula. Por exemplo, na molécula de hidrogênio (H2), os dois núcleos de hidrogênio compartilham os dois elétrons de valência. Uma ligação covalente como a do H2 é representada poruma estrutura chamada estrutura de Lewis, formulada pelo químico norte-americano Gilbert Newton Lewis (1875-1946), [pic], onde o ponto representa um elétron. Os dois elétrons compartilhados sãorepresentados pelos dois pontos ou pela linha. Átomos com muitos elétrons também formam ligações covalentes. Por exemplo, a configuração eletrônica do flúor (F) é 1s22s22p5. O orbital 1s está totalmentepreenchido, mas o orbital 2s tem um elétron não-pareado. Na molécula de flúor (F2), os dois elétrons não-pareados, um de cada átomo, formam a ligação covalente.
Forças ou ligações de Van der Waals, umdos tipos de forças intermoleculares, caracterizadas por existirem entre moléculas eletricamente neutras. Foram descobertas pelo físico holandês Johannes van der Waals. Dividem-se em (a) forças de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pontes de hidrogenio
  • Pontes de Hidrogenio
  • Pontes de hidrogenio
  • Hidrogenio
  • hidrogenio
  • Hidrogênio
  • Hidrogenio
  • Hidrogenio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!