ponteiroa e arrays

400 palavras 2 páginas
Ponteiros e arrays

Na programação em linguagem C, tanto podemos criar uma variável e gerar um valor para ela quanto podemos acessar ao endereço de memória em que esta variável foi criada. Fazer modificações nesse nível de acesso direto ao endereço de memória traz benefícios significativos como maior rapidez e eficiência, pois quando se declara uma variável e transfere a esta um valor inteiro cria-se ela em um endereço de memória. Caso use-se mais a frente no seu algoritmo, o compilador tende a fazer uma cópia da variável já existente gerando assim duas variáveis iguais em endereços de memórias (bytes) diferentes.
Antes de prosseguir na relação dos ponteiros com os arrays é interessante comentar que uma variável pode ser definida de alguns tipos, sendo elas: int, double e char. Se a variável é um inteiro usa-se o int, se for um decimal usa-se o double ou float e se for um caractere usa-se o char. Esses 3 tipos definidos ocupam diferentes espaços de memória. O char (variável de caractere) ocupa 1 byte, o int ( variável inteiro) ocupa 4 bytes e o double (variável decimal) ocupa 8 bytes.
O entendimento dessa relação do tipo da variável com seu tamanho na memória se torna necessário, pois no procedimento da criação de um ponteiro tem-se que especificar seu tipo, nomear e
Um array nada mais é que um vetor. E um vetor na linguagem de programação é uma sequencia de caracteres ou inteiros ordenados. Do mesmo jeito que podemos criar um ponteiro para uma variável existente no algoritmo acessando seu endereço de memoria, podemos criar um ponteiro para um vetor. Uma vez que se cria um ponteiro para um vetor, este ponteiro acessa e/ou indica o byte ocupado pelo primeiro elemento desse vetor. Caso a intenção seja saber o byte de algum elemento especifico de um vetor, pode-se força-lo a isto chamando o ponteiro ao vetor seguido de seu respectivo índice/posição.
Então, todos os processos realizados em um programa com um vetor será mais eficiente com o uso de ponteiro,

Relacionados