Ponte

Páginas: 10 (2385 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
Ligações Secundárias ou Intermoleculares

As ligações secundárias, ligações de van der Waals, ou ligações físicas são fracas quando comparadas às ligações primárias ou químicas. Ligações secundárias existem entre virtualmente todos os átomos ou moléculas. A ligação secundária fica evidente para os gases inertes, que possuem estruturas eletrônicas estáveis, e ainda entre suas moléculas, emestruturas moleculares que são ligadas covalentemente.
As forças de ligações secundárias surgem de dipolos atômicos ou moleculares. Essencialmente, um dipolo elétrico existirá sempre que houver alguma separação entre as frações positiva e negativa de um átomo ou molécula. As interações de dipolo ocorrem entre dipolos induzidos, entre dipolos induzidos e moléculas polares (que possuem dipolospermanentes), e entre moléculas polares. A ligação de hidrogênio, um tipo especial de ligação secundária, existe entre algumas moléculas que possuem hidrogênio como um de seus constituintes.
LIGAÇÃO DE DIPOLO INDUZIDO FLUTUANTES: Um dipolo pode ser criado ou induzido em um átomo ou molécula que seja normalmente simétrico; isto é, a distribuição espacial global dos elétrons é simétrica em relação aonúcleo carregado positivamente. Todos os átomos experimentam constantes movimentos vibracionais, que podem causar distorções instantâneas e de curta duração nessa simetria elétrica em alguns dos átomos ou moléculas, com a conseqüente criação de pequenos dipolos elétricos. Um desses dipolos pode, por sua vez, produzir um deslocamento na distribuição eletrônica de uma molécula ou átomo adjacente, o queinduz a segunda molécula ou átomo a também se tornar um dipolo, que é, então, fracamente atraído ou ligado ao primeiro; este é um tipo de ligação de van der Waals. Essas forças atrativas podem existir entre grandes números de átomos ou moléculas, cujas forças são temporárias e flutuam ao longo do tempo. A liquefação e, em alguns casos, a solidificação dos gases inertes e de outras moléculaseletricamente neutras e simétricas são obtidas devido a este tipo de ligação. As temperaturas de fusão e ebulição são extremamente baixas em materiais para os quais a ligação por dipolos induzidos é predominante; dentre todos os tipos de ligação intermoleculares possíveis, estas são as mais fracas.




MOLÉCULA
Uma molécula pode ser definida como um grupo de átomosque estão ligados entre si por meio de fortes ligações primárias. Dentro deste contexto, a totalidade das amostras sólidas unidas por meio de ligações iônicas e metálicas pode ser considerada como sendo uma única molécula.
Nos estados líquido, condensado e sólido, as ligações entre as moléculas consistem em fracas ligações secundárias. Conseqüentemente, os materiais moleculares possuemrelativamente baixas temperaturas de fusão e ebulição. A maioria daqueles que possuem moléculas pequenas, compostas por apenas uns poucos átomos, são gases a temperaturas e pressões ordinárias ou ambiente. Por outro lado, muitos dos polímeros modernos, sendo materiais moleculares compostos por moléculas extremamente grandes, existem como sólidos; algumas das suas propriedades são fortemente dependentes dapresença de ligações secundárias de van der Waals e de hidrogênio.
Ligações de Hidrogênio
O hidrogênio faz ligações covalentes (ligação química em que há compartilhamento de elétrons) e ligações que não são químicas, apenas interações. A Ligação de Hidrogênio é uma interação entre átomos de hidrogênio de uma molécula com átomos de elementos altamente eletronegativos (oxigênio, flúor e nitrogênio)de forma que o hidrogênio sirva como "elo" entre os átomos com os quais interage. Pensava-se anteriormente que o elétron fosse compartilhado pelas moléculas da interação, entretanto se fosse assim, seria uma ligação covalente. As Ligações de Hidrogênio podem ser classificadas em intramolecular, que ocorrem na mesma molécula, e intermolecular, que ocorrem entre moléculas vizinhas.
O átomo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ponte
  • Pontes
  • Ponte
  • ponte
  • Pontes
  • Pontes
  • pontes
  • pontes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!