PONTE H

Páginas: 6 (1396 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2014
Introdução
O projeto abordara a confecção de duas placas de circuito ponte H, este circuito eletrônico é destinado para controles de motores DC, a ideia do projeto é aplicar este circuito eletrônico, para funcionamento de um carro de brinquedo, com isso conseguimos realizar manobras com o carro, controlando-o utilizando um controle infravermelho. Ligando-a saída digital de um microcontroladornas entradas do circuito eletrônico, utilizamos o microcontrolador ARDUINO, para conseguimos controlar o sentido da rotação dos motores DC, girando horário e anti-horário.
Microcontrolador Arduino
O microcontrolador Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica criado com o objetivo de permitir o desenvolvimento de controle de sistemas interativos, de baixo custo e acessível a todos. Alémdisso, todo material (software, bibliotecas, hardware) é open-source, ou seja, pode ser reproduzido e usado por todos sem a necessidade de pagamento de direitos autorais. Sua plataforma é composta essencialmente de duas partes: O Hardware e o Software.
Hardware:

Microcontrolador
Atmega328
Tensão de funcionamento
5V
Tensão de entrada (recomendado)
7-12V
Tensão de entrada (limites)
6-20VDigital I / O Pins
14 (dos quais 6 oferecem saída PWM)
Pinos de entrada analógica
6
Corrente DC por I / O Pin
40 mA
De corrente DC para 3.3V Pin
50 mA
Memória Flash
32 KB (Atmega328), dos quais 0,5 KB utilizados pelo carregador de inicialização.
SRAM
2 KB (Atmega328)
EEPROM
1 KB (Atmega328)
Velocidade do relógio
16 MHz

Software:


Controle Remoto Infravermelho.
Apertar umbotão de um controle remoto coloca em movimento uma série de eventos que faz com que o aparelho controlado realize um comando.
Ao aperta o botão “aumentar volume” do controle remoto, isto faz com que esse botão toque o contato sob ele, fechando o circuito “aumentar volume” na placa de circuito, esta placa tem um circuito integrado que detecta um numero binário correspondente ao botão “aumentarvolume”.
O circuito integrado envia o comando binário "aumentar volume" ao LED Infravermelho na frente do controle remoto. Este LED enviará uma série de pulsos de luz que correspondem ao comando binário "aumentar volume".
O circuito do receptor infravermelho é instalado no arduino, cuja finalidade é receber o código binário enviado pelo controle remoto, para isso ser realizado foi desenvolvido umcódigo de programação para o arduino reconhecer os números binários das teclas pressionadas do controle remoto, a partir destes códigos recebido, podemos programar o arduino distribuindo funções para obter-se o controle do carro.
Circuito Ponte H
Trata-se de um circuito eletrônico, cuja finalidade é controlar motores DC, apesar de não ser tão conhecido, é um dos circuitos mais importantes naelaboração de sistemas automatizados e a ponte H.
O circuito é utilizado para controlar um motor DC a partir de sinais gerados por um microcontrolador. Devido à disposição dos seus componentes, torna-se extremamente fácil selecionar o sentido da rotação de um motor, apenas invertendo a polaridade sobre seus terminais.
Também é importante sua utilização com circuitos digitais, pois com os sinais de saídados microcontroladores conseguimos facilmente injetar sinais nas entradas do circuito ponte H. Lembrando que o microcontrolador, não suporta a corrente necessária e nem possuem a tensão adequada para acionar um motor, e necessária uma unidade de potencia que possa alimenta-lo convenientemente, para isso utilizamos uma bateria externa para alimentar o circuito.
Esquema da Ponte H
Quando ligamos ummotor DC com uma bateria, observamos que ele gira numa velocidade constante e numa única direção. Para alterarmos o sentido da rotação do motor, basta apenas ligar os terminais do motor de forma invertida. Para que não seja necessário fazer essa operação manualmente, podemos utilizar uma ponte H. Pode-se cria-la facilmente com a finalidade de controlar o sentido da rotação de um motor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ponte H
  • Ponte H
  • PONTE H
  • Ponte H
  • Ponte H
  • ponte h
  • ponte H
  • Ponte h

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!